Bastante valorizadas na TV fechada, as séries internacionais – produto que um dia já foi tratado pejorativamente como “enlatado” – normalmente chegam à TV aberta em horários ingratos e sem muita lógica na exibição entre uma temporada e outra. Ainda assim, o negócio é bom para todos: para quem vende, para quem compra e para quem vê. Na Globo desde a semana passada, Under The Dome chegou a somar 8 pontos de audiência média em seus dois primeiros episódios, em plena madrugada, (1h31 às 2h31). O resultado representa um crescimento de 33% em relação à faixa horária, normalmente ocupada pelo Programa do Jô, que cumpre recesso até o fim da Copa.

O negócio é bom também para a TV paga. A 2ª temporada de Under The Dome, que acaba de estrear nos Estados Unidos, chegará aqui pelo TNT em 28 de julho, certamente atraindo mais interessados, graças à exibição da 1ª safra na TV aberta. E produções como Under The Dome e Revenge (Globo), Big Bang Theory (SBT), Breaking Bad (Record) e Walking Dead (Band) sempre trazem algum benefício às redes, senão quantitativo, qualitativo.

Nem por isso a TV aberta é terreno para toda e qualquer série. “Uma série como Mad Men, por exemplo, foi pensada com uma liberdade de criação que só a TV fechada poderia proporcionar, tem conteúdo complexo, uma trama de desilusão, a narrativa valoriza o interior”, opina a executiva de TV Jacqueline Cantore, uma das idealizadoras do Programa de Roteiristas da Globosat.

Mad Men chegou a ser exibida por pouco tempo na TV aberta, mas no contexto segmentado da TV Cultura. E até rendeu 25% de crescimento para a audiência do horário.

Já Revenge, ao contrário, diz Jacqueline, “é meio folhetinesco”. “Tem até uma locução no início de cada episódio em que a personagem principal explica a que veio. Toda premissa é muito simples: Greyson (mal) é responsável pela morte do pai de Emily (bem). Emily quer vingar a morte do pai.

Séries e filmes internacionais são fruto de contratos longos entre as emissoras e as distribuidoras internacionais. O SBT usufruiu por bom tempo da prioridade sobre os títulos da Warner – The Big Bang Theory faz parte desse acordo. A emissora tem ainda episódios inéditos (na TV aberta) de Two And a Half Men, outro hit das madrugadas, The Following e Pretty Little Liars.

A Globo adquire seus títulos também de contratos com fornecedores tradicionais, como Sony, Fox e Disney. Mas as aquisições podem vir ainda de compras avulsas e da visita de executivos às principais feiras internacionais de audiovisual.

Já as séries da HBO, que muita gente espera ver na TV aberta, não chegam a esse destino. A grife, que já vendeu Roma e Band of Brothers para a Band, no passado, tem fechado ao máximo o acesso ao seu conteúdo. Quem quiser ver Game of Thrones fora de lá, sem acesso pirata, terá de comprar o DVD.