Sabe aquele blusa desbotada ou aquela calça de uma cor fora de moda? Você pode colocar as peças em uso se optar por um tingimento.  Você mesmo pode tingir suas roupas em casa, basta uma boa tinta de tecidos e um caldeirão com água fervendo.

MATERIAIS

. Corante na cor de sua preferência
. Bastão ou vareta para mexer
. Sal de cozinha ou fixador de corante
. 1 panela ou caldeirão com capacidade para 2,5 litros
(para preparo da tinta)
. 1 panela ou caldeirão ou um tacho com capacidade superior
a 6 litros (para tingir)


PASSO-A-PASSO

1 – Antes de tingir a roupa é importante avaliar, o tecido que a peça é feita. Identifique a fibra que compõe o tecido, pois o resultado do tingimento depende do tipo de fibra da roupa.Tecidos de algodão e de fibras 100% naturais são os melhores tecidos para tingimento em casa. Tecidos sintéticos tingem mal. Tecidos mistos podem ou não dar certo.

2 – Avalie a cor do tecido. Tecidos brancos e crus têm maior probabilidade de ficar na cor desejada.  Tecidos estampados não sofrem alterações no motivo, apenas na cor.Tecidos coloridos devem ser tingidos com cores mais escuras do que a original.  Quando tingir um tecido colorido, a cor final será a soma da combinação da cor base da roupa com a cor do corante escolhido. Ex.: tecido amarelo tingido de azul ficará verde. Tingir de preto: O tingimento mais fácil e com a maior probabilidade de dar certo é com a cor preta.

3 – Você escolheu a cor para tingir o tecido mas se quiser que ela fique mais clara adicione menos corante em vez de diminuir o tempo do banho de tingimento. Este tempo deve ser sempre de 30 minutos.

4 – Antes do tingimento, é preciso lavar bem o tecido para tirar todo resíduo de amaciante e gordura. Enxagüe bem e deixe o tecido úmido

5 – Retire botões, fivelas e outros  acessórios antes do tingimento.

6 – Pese a roupa a ser tinta enquanto estiver seca. Use 20 ml de água por grama de tecido seco. Um tubo de 45 gramas de corante tingem  300g de tecido seco.

7 – Prepare o corante. Ferva 1 a 2 litros de água na panela destinada a tingimentos. (lembre-se que ela vai  ficar manchada). Dissolva muito bem o tubo de corante de tingimento nesta água fervente. Mexa muito bem com uma vareta ou bastão

8 – Ferva a quantidade necessária de água, para cobrir a peça que será tingida. Por volta de 6 litros. Use o tacho grande destinado a tingimentos.

9 – Dissolva o corante dissolvido na água fervente,  na água deste tacho e misture muito bem.

10 – Mergulhe-o no banho de tingimento deixando a peça submersa tendo água com folga. Deixe ferver por 40 minutos sempre mexendo com o bastão, pois tecido parado é tecido manchado! (a fervura é importante para melhorar o resultado).

11 – Fixador de Tingimento. Coloque um fixador de cor na água do tacho durante o tingimento. O próprio fabricante do corante tem este fixador para vender, mas eles podem ser substituídos por vinagre branco ou sal de cozinha.

12 – Cores escuras como (preto, marinho, marrom, verde escuro) adicione 1 colher de (sopa) de sal de cozinha (25g) para cada 300g de tecido seco.

13 – Escorra a agua com corante do tacho de tingimento.

14 – Enxágüe em água corrente até que a água do enxágüe apresente-se límpida.

15 – O ultimo enxágüe deve ser em água com sal.

16 – Seque à sombra.