SÃO PAULO, SP – O quarto título mundial da Alemanha, conquistado no domingo (13) com uma vitória de 1 a 0 sobre a Argentina, pautou os jornais desta segunda (14) em todo o planeta. “Campeão do Mundo” foi a manchete do “Bild”, jornal mais vendido da Alemanha. Com uma foto de Mario Götze comemorando o gol do título, o diário destaca em primeira página a luta e a vitória do time dirigido por Joachim Löw. O “Die Welt” estampou na capa uma foto do momento em que o capitão Phillip Lahm ergue o troféu cercado pelos companheiros. “É verdade”, diz o periódico na edição desta segunda, avisando os leitores de que não foi um sonho. Já o “Hamburger Morgenpost” preferiu destacar o herói da conquista do Mundial. “Galático!” foi a manchete, seguida do texto “Super, Mario! Götze dá a Alemanha o quarto título da Copa do Mundo”. Na Argentina, o principal diário esportivo do país, o “Olé”, colocou na capa uma imagem do abraço emocionado de Javier Mascherano e Lionel Messi após a final. “Obrigado, Mundiais”, diz a manchete. No alto, um pequeno texto lamentou a derrota sem deixar de destacar a evolução da seleção: “O sonho acabou. A Argentina encarou de peito a poderosa Alemanha, a enfrentou e teve chances claríssimas, além de um pênalti não marcado. Perdemos de 1 a 0 no fim, deixamos a alma e voltamos ao pódio depois de 24 anos. Crescemos. Como seguir?”. O mesmo sentimento esteve na primeira página do “Clarín”. “Argentina lutou até o fim”, diz o título, com uma foto do técnico Alejandro Sabella e dos jogadores decepcionados no gramado do Maracanã. O “The Times”, do Reino Unido, destacou a qualidade do futebol jogado pela Alemanha. “A feiura deu espaço, no fim, para a beleza”. Para o diário colombiano “El Tiempo”, o artilheiro do Mundial James Rodríguez dividiu espaço na capa com os alemães. Entretanto, a manchete foi reservada aos tetracampeões. “Alemanha, quatro vezes campeões”, resumiu.