O início do segundo semestre letivo das escolas de Curitiba deve deixar o trânsito bastante complicado a partir desta segunda-feira,14. A estimativa da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) é de que o número de carros em circulação nas ruas das cidade cresça em 15%. Na prática, são aproximadamente 200 mil veículos a mais. Por isso, quem tiver horário deve sair antes de casa para não se atrasar aos compromissos principalmente ser eles forem agendados próximos dos horários de entrada e saída de estudantes, ou ainda, próximos de colégios. 

As aulas em colégios estaduais foram retomadas hoje. Amanhã, terça-feira, 15, será a vez das escolas da rede municipal. São 300 mil alunos da rede pública de ensino que retornam às atividades neste começo de semana.

O segundo semestre da rede municipal terá aulas e atividades até 18 de dezembro. Além dos estudantes, voltam ao trabalho professores, pedagogos, educadores, diretores e inspetores. São 18 mil servidores de Curitiba que retorna aos trabalhos nesta segunda e terça-feira.

Na próxima semana, mais 121 mil estudantes de colégios particulares retomam o calendário letivo.

Ações educativas

Para facilitar a vida dos motoristas, a Setran, em parceria com outros órgãos municipais, inicia amanhã a segunda etapa do programa Volta às Aulas 2014. Serão realizadas ações educativas e de fiscalização em vários pontos da cidade onde há escolas municipais, para garantir a segurança no trânsito.

O programa será retomado nesta terça-feira na região da Escola Municipal Presidente Pedrosa, no bairro Portão. Até o dia 25 de julho, serão visitadas regiões de escolas da rede pública municipal nos bairros Rebouças, Jardim Botânico, Xaxim, CIC, Sítio Cercado, Mossunguê, Uberaba, Tingui e Pinheirinho.

Agentes da Setran vão distribuir folhetos educativos aos pais dos alunos e também aos motoristas que trafegam pelo entorno do centro educacional. As ações do Volta às Aulas têm apoio da Guarda Municipal e Mirim, do Projeto Vida no Trânsito e da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e incluem ainda blitze educativas e de fiscalização de veículos em ruas da cidade.

Os agentes farão orientações para que todos respeitem o pedestre, a sinalização e os limites de velocidade nas áreas escolares (30 km/h). Eles também irão verificar situações de estacionamento irregular, a utilização correta do uso cinto de segurança e o transporte de crianças nos veículos. A Urbs fará a fiscalização do transporte escolar.

Além destas ações, a Setran preparou uma carta da Vó Gertrudes que será enviada a todos os alunos da rede municipal, falando sobre cidadania e segurança no trânsito. Estimamos um aumento de mais de 200 mil veículos circulando em Curitiba a partir do início das aulas, o que vai pedir um melhor planejamento de horário na saída de casa. Pedimos paciência e tolerância a todos, para que tenhamos a devida mobilidade com segurança e respeito no trânsito, diz Cassiano Novo, diretor da Escola Pública de Trâsito de Curitiba.

Programação
Dia 15 (9h-11h) – Distribuição de folhetos na Rua Francisco Frischmann, região da Escola Municipal Presidente Pedrosa (Portão).

Dia 15 (14h-17h) – Distribuição de folhetos entre as ruas Nicola Pelanda e Nossa Senhora do Sagrado Coração, próximo à Escola Municipal Maringá (Pinheirinho).

Dia 17 (9h-11h) – Caixa de abordagem de veículos na Rua Dário Lopes dos Santos – Praça Hayao Washiba (Jardim Botânico).

Dia 17 (14h-17h) – Distribuição de folhetos entre as ruas Isaac Ferreira da Cruz e David Tows, próximo à Escola Municipal Sady Sousa (Sítio Cercado).

Dia 18 (11h-13h) – Distribuição de folhetos na saída/entrada de alunos da Escola Municipal Vila Torres (Rebouças).

Dia 21 (9h-11h) – Caixa de abordagem de veículos na Rua Velcy Bolívar Grandó, junto à Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan (Uberaba).

Dia 21 (14h-17h) – Distribuição de folhetos entre as ruas Francisco Derosso e Gabriel Freceiro Miranda, próximo à Escola Municipal Francisco Derosso (Xaxim).

Dia 24 (9h-11h) – Caixa de abordagem de veículos na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, próximo à Escola Municipal Walter Hoerner (Mossunguê).

Dia 24 (14h-17h) – Distribuição de folhetos entre ruas Guilherme Ihlenfeldt e São João, próximo à Escola Municipal Eny Caldeira (Tingui).

Dia 25 (9h-11h) – Caixa de abordagem de veículos na Rua Chile, entre as ruas Iapó e Cons. Laurindo, próximo à Escola Municipal Vila Torres (Rebouças).

Dia 25 (14h-17h) – Distribuição de folhetos entre as ruas João Bettega e Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, próximo à Escola Municipal Pró-Morar Barigui (CIC).