Durante as entrevistas de emprego, a tradicional pergunta sobre qualidades e defeitos dos candidatos divide opiniões quando a característica citada é o perfeccionismo. Este traço de personalidade, de acordo com uma pesquisa americana, está presente em duas a cada cinco pessoas e tem mais relevância para o ambiente organizacional do que muitos imaginam.

A medida certa
Mas não é a preocupação com os resultados que gera problemas e sim o nível de exigência em relação a si mesmo e aos demais colegas.Existem pessoas que buscam a perfeição sem comprometer sua autoestima e o trabalho desenvolvido. Porém, o que gera implicações negativas no dia a dia de muitos homens e mulheres é um sentimento de que serão aceitos somente se forem perfeitos. Eles consideram seus erros como defeitos pessoais, o que causa muita ansiedade e um círculo vicioso que parece não ter fim, explica a psicóloga Salete Martins.

Encontrar respostas
Para a gerente financeira Sandra Menezes, a autocritica constante e a necessidade de chegar à perfeição em todas as suas atividades nunca comprometeu o desempenho profissional, mas gerava ansiedade e angústia com frequência. Eu sempre acreditei que precisava mostrar que podia fazer certo, perfeito e, independente dos resultados, a ansiedade constante em relação à expectativa dos outros era o que me deixava mais preocupada, lembra Sandra.

Excesso de exigências bloqueia ações
Há alguns meses, a gerente iniciou um acompanhamento para superar o medo de dirigir e percebeu que o perfeccionismo era a causa da ansiedade constante em várias áreas de sua vida, não apenas profissional. Os perfeccionistas, de maneira geral, não estão preocupados apenas com uma atividade desenvolvida por eles, mas com várias, quando não com todas. E é natural querer entregar os melhores resultados no trabalho e apresentar um bom desempenho no trânsito, por exemplo. No entanto, quando as cobranças em relação ao próprio desempenho começam a ficar tão fortes a ponto de evitar algumas atividades como dirigir ou mesmo procrastinar o trabalho, isso representa um alerta importante que não deve ser ignorado, analisa a psicóloga.

Uma solução inesperada
Depois de evitar assumir o papel de motorista por mais de dois anos, apesar de ter carteira de habilitação, Sandra voltou ao trânsito em maio e descobriu outros benefícios ao superar o medo de dirigir. Os exercícios de respiração, por exemplo, me ajudam tanto na direção do carro quanto no controle da ansiedade no meu trabalho. Continuo atenta para entregar os melhores resultados possíveis, mas a diferença é que consigo trabalhar sem o peso da ansiedade constante, destaca a gerente financeira.

Curtas

* A SOFHAR Gestão&Tecnologia ministra palestra amanhã (dia 16) durante reunião do CBEG – Comitê de Benchmarking para Excelência em Gestão. Com o tema Tratamento de reclamações de clientes, o objetivo é expor as estratégias que renderam boa avaliação da empresa nesse quesito no último prêmio PPrQG (Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão).
* A Previsul Seguradora realiza de 15 a 17 de julho encontro nacional com seus gestores para alinhamento estratégico. A reunião, que acontece na matriz da empresa, em Porto Alegre (RS), conta com a participação de superintendentes e diretores de suas sucursais.

*  TOTVS lança CRM sob medida para administradoras de planos de saúde. Solução já está em operação na Unimed Nordeste-RS, com resultados diretos em ações de relacionamento com os clientes da cooperativa médica A solução é resultado da integração entre a ferramenta de gerenciamento de relacionamento da companhia e o Gestão de Planos, produto do segmento de Saúde da TOTVS. O novo CRM já está em operação – com sucesso e bons resultados – na Unimed Nordeste do Rio Grande do Sul. A cooperativa médica, sediada em Caxias do Sul (RS), atende a 370 mil beneficiários.

*  O Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense acontece de 14 a 20 de julho e leva aos palcos de Paranaguá novas interpretações de duas dentre as mais consagradas obras de William Shakespeare. Apresentadas gratuitamente no próximo sábado, dia 19, pelo Grutun!, Grupo de Teatro UniBrasil, as peças A Tempestade e Translation Péricles são montagens baseadas em adaptações do autor inglês, com acentuado tom de comédia.

*  Desde o lançamento, há dois anos, a Coleção do Chef tem movimentado os restaurantes da Rede de Hotéis Deville. O projeto gastronômico traz uma nova concepção em pratos executivos, oferecendo sugestões elaboradas pelos chefs de cada unidade.

*******************************************************************************************

Frase

Não arrisque mais do que você pode perder, mas arrisque alto o suficiente para que um eventual ganho tenha relevância
(Ed Seykota)