Faltam só quatro anos para fazer as malas, rumo a Moscou. É na capital da Rússia que o grande estádio já está em reformas. E muita gente que gosta de sofrer com o futebol e quer conhecer novos horizontes, começa a pesquisar no mercado do Turismo os possíveis pacotes para o maior espetáculo esportivo do gênero no mundo.

A Rússia fica no nordeste da Eurásia, é o maior país do mundo e faz fronteira com 14 países por terra: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Bielorússia, Ucrânia, Georgia, Azerbaijão, Casaquistão, China, Mongólia, Coreia do Norte. Pelos dois mares, com Estados Unidos e Japão.

Banhado pelo Oceano Ártico ao Norte, Pacifico ao Leste, Báltico no Oeste, Mar Negro e Mar Cáspio no Sul, tem no mar um oceano de bons resultados na economia: piscicultura e outras riquezas marítimas, principalmente o setor de transporte.

Depois da dissolução da União Soviética, os maiores portos passaram a fazer parte de outras repúblicas, a maioria na Ucrânia, Geórgia e Repúblicas do Báltico. Os portos russos estão em São Petersburgo, Archangelsk, Novorossisk. Resultado de seu vasto território, os recursos naturais são bastante diversificados: imensas planícies na parte leste europeia (onde fica Moscou), e no oeste da Sibéria (a maior do mundo).

O país tem também altas montanhas no Cáucaso, onde fica o monte Elbrus, -o maior do continente europeu com seus 5.642 metros-, os Urais, as montanhas do Baikal e do extremo leste.

A Rússia tem lagos e rios famosos, como o Volga, o mais extenso da Europa, o Ob com o Irtysh, o Lena, o Ienissei, o lago Baikal – com a maior profundidade do planeta: 1.620 metros – e o Mar Cáspio, também o maior do mundo, com 371 quilômetros quadrados, sem escoar para o oceano.

Fotos: Reprodução

Moscou e São Petersburgo, duas jóias na viagem para a Rússia

CLIMAS PARA TODOS OS GOSTOS
A Rússia está situada em 4 zonas climáticas diferentes: temperada, subtropical, ártica e subártica, o que causa grande variação das temperaturas. No inverno, no centro da Sibéria, a temperatura frequentemente fica abaixo de 45º C, enquanto na mesma época, na costa caucasiana do Mar Negro, fica em 15º C.

No verão a variação não chega a ser muito grande. Em Moscou a temperatura média é de 17º C no verão, mas pode subir bastante. São Petersburgo tem dois grãos a menos. No inverno Moscou vive com -10º C , enquanto em São Petersburgo as temperaturas ficam 12 graus abaixo de zero.


Igrejas por todos os lados, museus de arte e tradição

NATUREZA GENEROSA
São muitos os recursos naturais, como óleo natural, gás, ouro, zinco,cobre, carvão e ferro. Madeira, papel, terras, águas, energia, recursos biológicos em que se baseiam a indústria e a agricultura, principalmente trigo e lã. Os produtos são exportados para a Europa, Ásia e América. A população é igualmente diversificada, com mais de 100 nacionalidades diferentes, a maioria vivendo nas cidades. As mais populosas estão na região oeste, onde ficam Moscou e St. Petersburgo. São destaques também Nizhni, Novgorod, Samara, Perm, Kazan. Na porção oriental, atrás dos Urais, Novosibirsk e Ekaterinvburg.


Praça Vermelha, ícone do país em Moscou

REPÚBLICA FEDERATIVA
Como república federativa e presidencialista, a Rússia tem 10 distritos autônomos, 1 região autônoma, 6 territórios, 49 regiões administrativas, 21 repúblicas autônomas e 2 cidades federais (Moscou e St. Petersburgo). O Poder Legislativo é representado pelo Parlamento Federal, com 2 câmaras: Congresso dos Deputados do Povo (Duma) com mais de mil membros eleitos por voto direto, e o Soviete Supremo, com 252 membros eleitos dentre os membros do congresso (eleição de 1/5 todos os anos). O Poder Judiciário é exercido pela Corte Suprema.


Mais jovem do que Curitiba, São Petersburgo é uma obra de arte sem fim

MOSCOU – A CAPITAL
No centro da parte europeia da Planície Central Russa, fundada pelo Príncipe de Suzdal, Yuri Dolgoruky ao construir nas margens dos rios Moscou e Iauza, uma Kremlin (Cidadela) na colina Borovitsky. A cidade teve o nome Moscou aparecendo pela primeira vez nas crônicas históricas a partir de 1147. Prosperou sempre ligada aos rios Volga e Oka, e o rio Moskva tornou-se uma das principais artérias de comércio da Rússia Medieval.

No século XV foi transformada em capital do Estado russo, perdendo depois a posição para São Petersburgo em 1712, quando Pedro, o Grande, transferiu a capital para a cidade de seus sonhos. Moscou volta a ser capital em 1918 , quando Lenin pessoalmente iniciou o movimento para tirar o destaque de São Petersburgo. Entre 1922 e 1991, foi a capital da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, para ser hoje a capital da Federação da Rússia.


O comunismo não conseguiu abalar a fé do cristão ortodoxo

A cidade tem uma superfície de 1000 quilômetros quadrados, com mais de cinco mil ruas e praças. Recebe diariamente mais de 3 milhões de visitantes. Que procuram conhecer a beleza monumental impressionante de Moscou, com prédios históricos e de arquitetura única, suas largas avenidas, muitas e grandes áreas verdes, colinas, rios, urbanização planejada e um excelente sistema de transporte de massa, considerado entre os melhores do mundo. Entre 1997/1998 fez grande festas para celebrar os 850 anos de existência.

A capital é um pólo cultural dos mais importantes, com pelo menos 88 museus , 50 teatros e salões de concerto, cerca de 30 centros de cultura, mais de 100 cinemas, 15 bibliotecas de destaque. Um mundo vibrante de manifestações do mais alto nível na música, dança, artes cênicas, plásticas e produção literária.

Mais de 200 hotéis, com 10 mil apartamentos, oferecem todos os tipos de acomodação, inclusive luxuosos palácios que fazem o orgulho da cidade. Centros de convenção, salas de conferências, Spa, são as facilidades que surgiram no novo regime.


Kremlin — ou Cidadela — o começo de tudo em Moscou

SERÁ QUE VAI DAR CERTO?
A pergunta que não quer calar: será que o Brasil consegue, em quatro anos, refazer a glória do seu futebol do passado? Nesta Copa de 2014, foram sete anos de prazo e deu no que deu. É esperar para ver. E rezar, fazer ritual dos Pataxós ( os alemães fizeram), macumba e despacho, porque só confiar nos atletas e treinador, foi insuficiente. O mercado de fitinhas do Bonfim, das figas e pimentas vai crescer nos próximos anos. Bem mais perto da próxima Copa, estão os Jogos Olímpicos. Haja coração.

Porque a Copa acabou. Mas as obras prometidas, não: Ampliação do Aeroporto de Salvador; Corredor Aeroporto-Rodoviária de Curitiba; Aeroporto de Viracopos (Campinas); Ampliação do Aeroporto de Fortaleza; Viaduto do Vlt de Cuiabá; Viaduto na BR-101 em Natal; Reforma do Aeroporto de Manaus; Corredor da Terceira Perimetral em Porto Alegre; BRT da Av, Pedro I, em Belo Horizonte; BRT de Recife.

E ainda há o que foi abandonado: BRT de Cuiabá, que integraria com o Veículo Leva sobre Trilhos e foi cancelada; Monotrilho de Manaus; Lina 18 – Ouro do Metrô em São Paulo (monotrilho entre Congonhas e Morumbi); BRT da Avenida Paralela em Salvador; VLT de Brasília, que ligaria o aeroporto à Asa Sul, licitação anulada em 2011 ; Corredor Metropolitano de Curitiba; Via 710 de Belo Horizonte; BRT da Assis Brasil, em Porto Alegre; Torre de Controle do Aeroporto do Recife, cujo edital só deverá ser lançado agora para a obra que a Aeronáutica assumiu; Duplicação da avenida Roberto Freire em Natal. Obras talvez iniciam em agosto. É bom lembrar que obras importantes desabaram, sem muita explicação.

Dos projetos, 88 obras foram concluídas para os jogos, 45 projetos ficaram incompletos, 23 só terminam nos próximos meses, 11 promessas ficaram no tinteiro do esquecimento. Os gastos foram orçados em 25,8 bilhões de reais.


Teatros, museus, castelos, monumentos, história: impossível conhecer tudo em uma viagem

CINECITTÀ WORLD – 1º PARQUE DE CINEMA EM ROMA
Foram 3 anos para a construção do primeiro parque temático dedicado ao cinema em Roma, terra onde fizeram fama os diretores Pasolini, Fellini, Scorzese. Projetado por Dante Ferretti, com fundo musical de Ennio Morricone – a quem foi dedicada a área western – o parque na capital italiana abre as portas para o público no próximo dia 24 de julho.

Uma pré-inauguração aconteceu em Castel Romano para mais de mil convidados. O novo espaço turístico terá 20 atrações, 8 set cinematográficos, 4 teatros e 4 restaurantes temáticos.O investimento da IEG – Italian Entertainment Groupon – já está em 250 milhões de euros. Entre os principais acionistas figuram Aurelio e Luigi De Laurentis.

O parque vai funcionar das 10 às 23 horas, todos os dias do período anual e será o de abertura mais longa da Europa. A entrada de 29 euros vai dar direito a ingresso a todas as atrações e espetáculos. Crianças até 10 anos e idosos acima de 65 anos terão redução para 23 euros e o pacote-família, válido para 2 adultos e 2 crianças, custará 95 euros.

Até 2015 estão sendo esperados 1.500.000 visitantes, gerando mais de 55 milhões de euros. Cinecittà World investiu na sustentabilidade ambiental, valorizando as áreas arborizadas já existentes e adicionando 2 milhões de euros em novas áreas verdes. O projeto deverá ser ampliado em várias fases.