O Coritiba tenta hoje às 19h30 conquistar sua primeira vitória no Couto Pereira pelo Campeonato Brasileiro de 2014. O confronto será com o Figueirense, pela 10ª rodada, após a pausa de 40 dias para a Copa do Mundo. 

Nos três jogos no seu estádio, o Coxa empatou com o Santos (0 a 0), perdeu para o Sport (1 a 0) e ficou no 1 a 1 com o Inter. A partida com o clube gaúcho, em 21 de maio, foi a última no Couto Pereira. Depois, o estádio foi entregue à Fifa para os treinamentos da Copa 2014. Já são 56 dias sem partidas no local, que passa por reforma no Setor Pro Tork. Essa parte estará pronta até o final de agosto.
A única vitória do Coxa como mandante ocorreu na Vila Capanema – 3 a 0 no Goiás, pela 9ª rodada. A última vitória no Couto Pereira foi há três meses, em 16 de abril, com o 2 a 0 sobre o Cene, na Copa do Brasil.
Para encerrar esse jejum, o técnico Celso Roth terá reforços. O meia-atacante Elber, que veio do Cruzeiro, estreia hoje. O meia-atacante Martinuccio, que veio do Fluminense, começará no banco de reservas e também pode estrear, assim como o volante Helder, que veio do Bahia.
Roth explicou que, na pausa para a Copa, preparou o Coritiba em duas versões: no 4-2-3-1 e no 4-4-2 losango. No primeiro esquema tático, que ele já vinha usando desde sua chegada, são três meias ofensivos (Robinho na direita, Alex no centro e Elber na esquerda). No 4-4-2, o meio-campo é desenhado em losango, com um volante (Baraka), dois volantes-armadores (Germano na esquerda e Robinho na direita) e um meia ofensivo (Alex).
Ninguém revelou qual será o sistema escolhido para começar o jogo. Independente do esquema que o Celso pedir, temos que encaixar a marcação. E com a bola, temos que ter personalidade para jogar, afirmou Alex.
Desfalque – O atacante Zé Love não participou dos últimos treinos da equipe e trabalhou em separado. Ele fez um trabalho de recuperação física.

Em Curitiba
Coritiba: Vanderlei; Reginaldo, Leandro Almeida, Welinton e Dener; Baraka, Germano, Robinho e Alex e Élber; Keirrison. Técnico: Celso Roth

Figueirense: Tiago Volpi; Luan, Nirley, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, Dener, Kéber e Léo Lisboa; Pablo e Ricardo Bueno. Técnico: Guto Ferreira.

Árbitro:Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Local: Couto Pereira, hoje, às 19h30

Adversário
Pablo reestreia pelo Figueirense

Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Figueirense volta do recesso da Copa do Mundo focado na recuperação. A aposta é no entrosamento do time trabalhado durante a folga. Espero que a gente possa pegar esses mais de 30 dias de trabalho e a vontade de jogar, levar para o campo e fazer um bom jogo, disse o goleiro Tiago Volpi.
O técnico Guto Ferreira já definiu o time antes da partida. Foram quatro alterações em relação ao que jogou a primeira etapa do campeonato: saem da equipe titular Leandro Silva, França, Felipe e Everaldo. Eles dão lugar a Luan, Dener, Léo Lisboa e o recém-contratado atacante Pablo.
Pablo, 22 anos, foi revelado nas categorias de base do Atlético-PR e teve boa passagem pelo Figueirense em 2013. No 1º semestre de 2014, estava no Real Madrid B (também chamado de Castilla).
Os desfalques são os meias Giovani Augusto, no departamento médico com dores nas costas, e Felipe, com problemas físicos.