O Atlético-PR venceu por 2 a 1 o Flamengo nessa quarta-feira à noite, em Macaé (RJ), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em 6º lugar, com 16 pontos – empatado com o Fluminense, que está na 4ª colocação pelo 1º critério de desempate (número de vitórias).

Douglas Coutinho chegou a cinco gols no Brasileirão e agora é um dos artilheiros da competição, empatado com Ricardo Goulart e Marcelo Moreno (ambos do Cruzeiro).

O técnico Doriva estreou ontem no comando do Atlético, levando a campo um time com média de idade de 23 anos. Já o Flamengo usou uma equipe com média de 28,5 anos. No total, os 11 titulares do time carioca somavam 60 anos a mais de experiência que seus 11 adversários.

O Furacão não tinha Natanael e Deivid, suspensos. Olaza e Derley entraram no time. Doriva manteve o estilo adotado antes, pelo interino Leandro Ávila: velocidade e contra-ataque. O esquema tático era o 4-1-4-1, com Derley como volante e quatro meias: Bady e Otávio no centro, Coutinho e Marcos Guilherme pelos lados.

Já o Flamengo tinha estilo oposto. Trocava passes com paciência e apostava nas jogadas de bola parada para decidir. O esquema era o 3-5-2 no início, mas mudou para o 4-2-3-1 em seguida.

No contra-ataque, o Atlético fez 1 a 0 aos minutos. Ederson tocou para Douglas Coutinho, que invadiu a área e tocou por cima do goleiro.

Aos 30, Paulinho saiu lesionado e entrou Mugni no Flamengo. Mugni bateu escanteio aos 34 e Samir subiu sozinho para cabecear no ângulo, empatando por 1 a 1.

O 1º tempo terminou com 63% de posse de bola para o Flamengo, que finalizou quatro vezes. O Atlético teve seis finalizações.

O jogo mudou aos 13 minutos do 2º tempo, quando Doriva tirou o meia Bady e colocou o ponta Marcelo. O Flamengo se perdeu na marcação e o time paranaense fez 2 a 1 já aos 15 minutos. Otávio tocou para Sueliton, que cruzou rasteiro. Cleberson completou. O time carioca tentou reagir, mas não conseguiu.

A partida terminou com 61% de posse de bola para o Flamengo, que finalizou 13 vezes. O Atlético somou 12 finalizações.

FLAMENGO 1×2 ATLÉTICO-PR
Flamengo: Felipe; Wallace, Chicão e Samir (Nixon); Léo Moura, Recife, Everton, Elano (Luiz Antonio) e André Santos; Paulinho (Mugni) e Alecsandro. Técnico: Ney Franco.
Atlético: Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Olaza; Derley (Paulinho Dias), Otávio, Bady (Marcelo) e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho e Ederson (João Paulo). Técnico: Doriva
Gols: Douglas Coutinho (19-1º), Samir (34-1º), Cleberson (15-2º),
Cartões amarelos: Douglas Coutinho, Olaza, João Paulo (A). Elano (F).
Árbitro: Paulo H. Godoy Bezerra (SC)
Público: 5.329 pagantes
Renda: R$ 153.895,00
Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – Lançamento para a ponta-direita. Léo Moura cruza. Léo Pereira corta na pequena área.
12 – André Santos parte pela ponta-esquerda e cruza. Alecsandro tropeça em Cleberson, cai e pede pênalti. O árbitro nada marca.
14 – Sueliton rouba a bola no ataque e cruza. Douglas Coutinho erra, mas a bola sobra para Ederson, que marca o gol. O árbitro anula, alegando toque de mão de Ederson.
16 – Everton invade a área e chuta. Léo Pereira bloqueia.
18 – Sueliton cruza. O goleiro tira mal. O rebote sobra para Douglas Coutinho, que chuta para fora e perde grande chance.
19 – Gol do Atlético. Ederson dá bom passe em profunidade. Douglas Coutinho invade a área e toca por cima do goleiro.
33 – Léo Pereira fura feio e Alecsandro entra livre na área. Ele rola para Mugni, mas Sueliton salva na última hora.
34 – Gol do Flamengo. Mugni bate escanteio. Samir sobe sozinho na 1ª trave e cabeceia no ângulo.
41 – Falta na direita. Elano cruza. André Santos cabeceia perto, sobre o gol.

Segundo tempo
8 – Após boa troca de passes, Bady chuta de fora da área. A bola desvia na zaga e vai ao lado do gol.
10 – Elano recebe na ponta direita e solta a bomba. A bola bate no travessão e no chão, mas não entra.
14 – Depois de bate e rebate na área, Douglas Coutinho pega o rebote e chuta cruzado. A zaga salva na pequena área.
15 – Gol do Atlético. Otávio toca para Sueliton, que cruza rasteiro. Cleberson entra de carrinho e empurra para o gol.
28 – João Paulo lança. Marcos Guilherme briga com os zagueiros, ganha e chuta ao lado, perto do gol.
30 – Luiz Antonio toca para Mugni, livre na meia-lua. Ele chuta e Weverton salva com os pés.
46 – Nixon cruza. Cleberson faz lambança e Weverton salva com os pés.
48 – Pressão do Flamengo. Mugni chuta e Weverton defende.