Avançaram as negociações para a liberação do agente penitenciário tomado como refém desde às 19h30 desta quarta-feira, 16, por quatro presos da Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II). Segundo as últimas informações da Secretaria de Estado da Justiça (Seju), os detentos serão transferidos. Três irão para Maringá e um para Londrina. No entanto, o agente continua como refém dos presos que só devem liberá-lo quando entrarem no camburão que os levará para Londrina e Maringá. 

Foram mais de 10 horas de negociação entre os preso e a equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope). As negociações tinham sido suspensas no final da noite desta quarta-feira e foram retomadas às 6 horas desta quinta-feria, 17. 

Segundo a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), o agente estava fazendo a transferência dos presos, que tinham participado de uma audiência fora da penitenciária, para as celas, quando quatro deles se recusaram a entrar e iniciaram o motim, rendendo o funcionário.

Ainda de acordo com os policiais, o agente não está ferido. De acordo com a Seju, os presos mantém o funcionário rendido com um pedaço de ferro. Eles exigem transferência para Londrina, no norte do estado.

O sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) informou que os detentos estão em uma ala com 48 pessoas, mas a capacidade é para 36.

Atualizada às 11h23