Um grupo de sem-terra invadiu uma fazenda que pertence à Araupel, situada em Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná. A ocupação aconteceu no fim da noite desta quarta-feira (16), segundo a Polícia Militar. Parte do grupo bloqueou a estradas de acesso e outra seguiu para a área de 33 mil hectares, onde permaneciam até as 10h desta quinta-feria (17). Um caminhão colocado em uma das pontes sobre o Rio das Cobras impede a chegada à região.

Policiais de Cascavel foram deslocados para a região para reforçar a segurança. E, ainda segundo a PM, o clima na área é tranquilo e os agentes acompanham a movimentação para evitar conflitos. São esperadas mais de 500 pessoas. Um dos seguranças da empresa de reflorestamento – uma das maiores do Sul do país – disse que os funcionários que trabalham à noite foram liberados pelos invasores sem qualquer agressão ou ameaça.

Por volta das 5 horas, outro grupo deixou o acampamento vizinho ao assentamento Irino Alves, em Rio Bonito do Iguaçu, com destino à área invadida. De acordo com o movimento, são cerca de 2 mil pessoas acampadas.

Em maio, moradores de Quedas do Iguaçu protestaram no centro da cidade contra a possível invasão à Araupel.

Conforme a associação comercial local, a empresa emprega mais de mil pessoas e conta com a prestação de serviços de ao menos outros 300 trabalhadores.