SÃO PAULO, SP – O software de troca de mensagens instantâneas ICQ, muito popular na década de 1990, que voltou ao mercado no começo do mês com um aplicativo para dispositivos móveis, diz ter atingido um milhão de usuários no Brasil.

Segundo a empresa responsável pelo app, o ICQ também alcançou o topo dos aplicativos baixados para iOS na App Store. “O ICQ foi muito bem recebido no Brasil; temos muito feedback positivo. Nós realmente apreciamos isso e tentamos fazer o ICQ ser cada mais conveniente para os nossos usuários”, disse Igor Yermakov, do Grup Mail.Ru.

Em sua última versão, a ferramenta suporta chamadas de vídeo e conversas em grupo. O novo ICQ também oferece a opção de enviar fotos e vídeos dentro do bate-papo com contatos no smartphone. É possível enviar mensagens para qualquer contato do telefone, mesmo que a pessoa não possua o software instalado.

O app está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

PASSADO

No começo de 2010, o ICQ ganhou uma nova versão que pretendia competir com as redes sociais e mensagens em tempo real. A versão 7 do serviço permitia integrar diferentes serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, YouTube e Flickr. Na época, a empresa divulgou que o serviço contava com 42 milhões de usuários. No mesmo ano, o portal de internet AOL (America On-Line) anunciou a venda do ICQ para a companhia russa de internet Digital Sky Technologies Limited (DST) por US$ 187,5 milhões.

O programa de mensagens instantâneas tem presença maciça em países como República Tcheca, Israel, Alemanha e Rússia. Um dos motivos da grande adesão de usuários é o suporte às línguas locais.

O ICQ foi fundado pela companhia israelense Mirabilis em 1996, e foi comprado pelo AOL em 1998.