A Concessionária Autopista Planalto Sul entregou, ontem, o retorno no sentido sul da BR-116, na rua Jorge Tortato, no Campo do Santana. O local foi ponto de dicussão desde o começo do ano entre autoridades, concessionária, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e população. Com a obra, o retorno para quem sai do bairro e quer voltar a Curitiba pode ser feito com mais segurança.

O problema no local, no km 122,7, começou quando a Concessionária concluiu a duplicação do trecho, que segue até Fazenda Rio Grande. Mas a Coordenadoria da Região Metropolitana (Comec) deveria ter entregue uma obra de acesso para o bairro, que só deve começar em 2015. Um semáforo foi colocado provisoriamente no cruzamento da Jorge Tortato com a BR-116, mas a medida foi criticada pela concessionária e pela PRF, por causa do risco de acidentes. A população também reclamava, pois sem o retorno, era necessário seguir vários quilômetros sentido a Fazenda Rio Grande  para que se conseguisse voltar a Curitiba.

Durante o mês de julho, ainda serão executadas atividades complementares no local, como serviços de drenagem e acabamentos finais, mas que não impedem a operação no sentido da capital paranaense. Como a concessionária é a responsável pela duplicação até Mandirituba, negociou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que permitiu a execução de retorno em nível, próximo a rua Jorge Tortato, já que a duplicação até Fazenda Rio Grande está concluída. Outro retorno provisório está sendo construído na rua Ângelo Burbelo. O retorno definitivo é de responsabilidade do Ippuc, mas as obras devem ter início também em 2015.