O BMW i3, primeiro modelo elétrico de série da BMW foi apresentado em Curitiba pela concessionária Euro Import na última quarta feira (16), já antecipando o seu lançamento no mercado brasileiro, previsto até o final deste ano.
Construído com a arquitetura LifeDrive, o i3 é constituído por duas unidades funcionais separadas: módulo Life superior, que consiste numa célula de passageiros de alta resistência e leve feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e módulo Drive inferior, uma construção de alumínio que agrega o sistema de suspensão, componentes estruturais e de impacto.

É também no módulo Drive que se encontra o sistema de propulsão eDrive: uma bateria de íons de lítio desenvolvida para o BMW i3 e o motor elétrico de alta densidade, que pesa 50kg, estão acoplados ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissão elétrica. Este conceito compensa o peso extra da unidade de bateria, deixando o BMW i3 com 1.195 kg.
As características do i3 são típicos de um BMW. Tração traseira, distribuição do peso em 50:50 e baixo centro de gravidade devido à localização da bateria. O desempenho também é bom: o motor de 125kW (170 hp) de potência e torque imediato de 25 Kgfm propiciam a aceleração 0 a 100 km/h em 7,2s e retomadas de 30 a 70km/h em 2,5s.
O BMW i3 possui uma autonomia entre 130 e 160 km em perímetro urbano. Se utilizados os modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, sua autonomia pode ser aumentada em 20 km e 40km respectivamente. Para auxiliar na autonomia estará disponível em uma das versões um motor à combustão interna de dois cilindros, 650cc (34hp.  Este motor não gera tração para as rodas, apenas alimenta as baterias do motor elétrico, como um gerador, e com isso amplia a autonomia do i3 para 300 quilômetros.