A condição socioeconômica dos municípios tende a influenciar diretamente na postura dos eleitores no Paraná. É o que mostra um levantamento feito pelo coordenador do curso de pós-graduação em Ciências Políticas da Universidade Federal do Paraná, Emerson Cervi, segundo o qual eleitores de municípios menores tendem a votar no candidato que está no governo. 

De acordo com Cervi, os investimentos em cidades carentes são mais lembrados e os eleitores tendem a apoiar os governantes. Por outro lado, os eleitores dos grandes centros, em melhor situação socioeconômica, são mais críticos. As amostras ainda são imprecisas porque apenas dois candidatos disputaram reeleições até hoje no Paraná – Jaime Lerner (ex-PFL) em 1998, e Roberto Requião (PMDB) em 2006.

Lerner se reelegeu em 98 no primeiro turno com uma diferença de apenas três pontos porcentuais em relação a Requião, então candidato de oposição. Já o peemedebista se reelegeu em 2006, com pouco mais de 10 mil votos de vantagem, ou 0,2% em relação à candidatura do ex-senador Osmar Dias (PDT), sendo que Requião perdeu na maioria dos municípios mais populosos.

A análise do professor da UFPR mostra que os eleitores dos municípios com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tendem a não votar pela reeleição. Nas duas ocasiões do Paraná até hoje, o maior número de votos que reelegeram os ex-governadores partiu de municípios menores e mais pobres. Na primeira eleição de ambos os candidatos, a maioria dos votos partiu dos grandes centros. Já na reeleição, os dois conseguiram mais de 50% de seus votos em regiões com baixo IDH, no interior do Estado.

Regionalização – O coordenador da campanha para reeleição do govenador Beto Richa, Eduardo Sciarra (PSD) afirma que durante o período eleitoral será dada atenção proporcional à Curitiba e região metropolitana. O governador Beto Richa passou pelos 399 municípios durante os três anos e meio de governo e percebeu o reconhecimento da população em todas as regiões. Evidentemente que tem avaliações diferentes em cada região, porém positivas, avalia.

Sciarra revela que a campanha vai ter comitês regionais no interior, em Curitiba, RMC e Litoral do Paraná, mas as grandes cidades terão atenção especial. O coordenador da campanha de Roberto Requião (PMDB), o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Hermas Brandão (PMDB),  foi procurado, mas não retornou aos pedidos de entrevista.
A comparação feita pelo cientista político mostra que o fenômeno se repetiu nas duas experiências com candidatos reeleitos. Há uma relação negativa entre o percentual de votos do candidato à reeleição e o IDH do município, o que significa que quanto maior o IDH, menor a chance do candidato à reeleição, explica.

Segundo Cervi, o caso do governador Beto Richa (PSDB) é diferente em função da conjuntura política atual – o professor afirma que as eleições deste ano não são polarizadas como nos casos anteriores. A questão é saber se em 2014 isso tenderá a se repetir, pois as conjunturas são distintas. Diferente das campanhas anteriores com candidatos à reeleição ao governo do Paraná, agora o governador-candidato enfrenta dois concorrentes com potencial de votos na oposição, conclui.