Paraná Clube e Portuguesa fazem hoje às 19h30 um duelo de desesperados pela 12ª rodada da Série B. O Tricolor é o 19º (e penúltimo) colocado, com nove pontos. A Lusa está em 18º, com dez pontos. Quem vencer pode deixar a zona de rebaixamento. Quem perder seguirá no fundo da tabela.

O jogo será no Canindé, em São Paulo. Jogando como visitante, o Paraná nunca venceu a Portuguesa. Em oito confrontos, foram sete derrotas e um empate – pelo placar de 2 a 2 em 1999, pelo Brasileirão.
Nem como mandante o Paraná tem bom retrospecto contra esse adversário. Em oito jogos, foram duas vitórias (uma em 1993 e outra em 2010), dois empates e quatro derrotas.
Para o jogo de hoje, o técnico Claudinei Oliveira poderá repetir a escalação. A ideia é essa. O primeiro tempo na terça-feira (contra o América-MG) foi muito bom, declarou o treinador, para a rádio Banda B. Com isso, o zagueiro Gustavo e o volante Lucas Otávio serão mantidos.
Gustavo era dúvida por causa de dores musculares na coxa. Lucas Otávio fraturou um dedo da mão e jogará com uma proteção. O Gustavo treinou bem hoje (ontem), explicou o treinador. O Lucas Otávio se sentiu bem com essa proteção. A ideia é começar com a mesma equipe, afirmou.
Sobre o desempenho da equipe após a pausa para a Copa, Claudinei fez uma análise. Estamos jogando mais compactos, jogando em 30, 35 metros. E estamos fazendo pressão mais ordenadamente, declarou. Para ele, a equipe recuou demais no segundo tempo, na derrota para o América-MG, por 1 a 0, com gol aos 42 minutos. Revendo o jogo, depois da saída do Gustavo, o time deu esse passo para trás, talvez com a preocupação em proteger mais ali atrás, analisou.
Outros detalhes corrigidos no treino de ontem foram os cruzamentos. É tão difícil chegar à linha de fundo, então não pode cruzar de qualquer jeito. Muitas vezes, chegamos no fundo e não olhamos para trás. Em vez de cruzar sempre para o Giancarlo, temos opções do chute, explicou Claudinei.

Na Vila

Desfalques
Já não atuaram na terça-feira porque estão em recuperação o zagueiro Anderson Rosa, os volantes Edson Sitta, Cambará e Leandro Ávila e o meia-atacante Henrique Santos. O meia Paulinho Oliveira não viajou para o jogo em Minas Gerais porque afirmou ter passado mal na noite de segunda-feira. Na quarta-feira, o grupo seguiu de Belo Horizonte para São Paulo. A delegação é a mesma que enfrentou o América-MG. Com isso, as opções no banco são o goleiros Jociel Henrique, o zagueiro João Antônio, os laterais Paulinho e Carlinhos Miranda, os meias Túlio Souza, Thiago Humberto e Netinho, e os atacantes Julio Cesar e Arthur.

Saída
O meia Bismark será negociado com a Campinense (PB). Destaque do Rio Branco no Campeonato Paranaense 2014, ele não vem sendo aproveitado pelo técnico Claudinei Oliveira na Série B.

São Paulo
Portuguesa: Rafael Santos; Arnaldo, Brinner, Luciano Castan e Régis (Diego Augusto); Rudnei, Maycon Freitas, Jocinei e Allan Dias (Marcos Assunção); Serginho e Pedro Oldoni. Técnico: Marcelo Veiga

Paraná: Marcos; Chiquinho, Gustavo, Alisson e Breno; Lucas Otavio, Ricardinho, Marcos Serrato e Lúcio Flávio; Tiago Alves e Giancarlo. Técnico: Claudinei Oliveira

Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Local: Estádio Canindé, hoje, às 19h30