Na madrugada desta sexta-feira (18), uma forte chuva atingiu aproximadamente 40 municípios no noroeste paranaense. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a tempestade deixou essas cidades sem energia elétrica.

A Copel informou que a maior parte dos domicílios teve o fornecimento de energia normalizado, mas não soube precisar os números, até às 12 horas desta sexta.

Em Umuarama e Cianorte, 10.433 unidades tiveram o abastecimento de energia interrompido. Em Paranavaí, 26.800 unidades consumidoras ficaram sem luz. Além da queda de energia, os ventos fortes derrubaram uma árvore na região de Paranavaí. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma árvore caiu e interditou a pista na PR-218 por uma hora no distrito de Quatro Marcos.

Já em Cianorte, um raio caiu perto do Quartel dos Bombeiros, queimou o sistema de som do local e os bombeiros tiveram problemas com a central de telefone, mas o atendimento não foi prejudicado. Em frente ao pátio da Prefeitura de Umuarama, um buraco se formou na PR-487, em frente ao pátio da Prefeitura.

As cidades de Jaguapitã, Prado Ferreira, Santo Inácio e Guaraci, na região norte, ficaram completamente sem luz por um período. Principalmente em Jaguapitã e Florestópolis, aproximadamente 2 mil imóveis ficaram sem energia até às 11h30. De acordo com a Copel, 20 postes foram quebrados em uma rede localizada entre os municípios de Santo Inácio e Guaraci.

Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, os ventos atingiram 68 km/h e provocaram a queda de várias árvores em Maringá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos seis árvores caíram, mas a Secretaria Municipal dos Serviços Públicos (Semusp) ainda não tinha um levantamento total de casos.