Um estudo da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, rastreou o quanto as pessoas comiam em cada estação do ano e com que rapidez comeram. O resultado foi que os entrevistados consumiram cerca de 200 calorias a mais por dia a partir do outono, principalmente quando os dias ficaram mais escuros. Um segundo estudo explica que, quando há menos luz, as pessoas tendem a comer mais e comer mais rápido, atitude esta voltada ao instinto humano.

Mauro Scharf, diretor médico e endocrinologista do Laboratório Frischmann Aisengart , explica que nem todos os especialistas concordam com essa teoria. Alguns dizem que não é instinto mas, sim, o ambiente que nos leva a comer mais. Ter menos afazeres e compromissos, além de menos oportunidades para o exercício e as férias em si são, na visão deles, os fatores que contribuem para o aumento do consumo, fala.

Scharf descreve que, durante o inverno o apetite aumenta porque o gasto energético é maior. Isso acontece porque, devido ao frio, o organismo se esforça mais para manter a temperatura do corpo normal. Além disso, nesta época acontece uma diminuição na produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Para suprir esta sensação de tristeza e desânimo a maioria acaba compensando com os alimentos, reflete.

O diretor médico diz que, com esse aumento da fome, as pessoas ficam propensas a comer alimentos ricos em gorduras e açúcares, o que pode acarretar no aumento de peso indesejável. E, em casos mais sérios, problemas de saúde como o aumento do colesterol e triglicérides, alerta.

Existem dicas para evitar se comer além do necessário nos dias mais frios. Tente não confundir fome com tédio. Se você está sem nada para fazer, beba um copo de água e encontre algo para se ocupar. Se você ainda tem fome depois de 20-30 minutos, você provavelmente está realmente com fome. Faça pequeno lanche, algo menos calórico, como uma fruta.

Mantenha sua rotina de exercícios, nem que tenha que usar roupas extras para fazer seus treinos em ambientes abertos. Cuide da hidratação. Muitas pessoas no frio acabam deixando de beber água, são alguns exemplos de como agir durante o inverno.