SÃO PAULO, SP – O governador de Jacarta, Joko “Jokowi” Widodo, será o próximo presidente da Indonésia, depois de a Comissão Eleitoral o declarar nesta terça-feira (22) ganhador das eleições presidenciais realizadas no último dia 9.
Widodo venceu com 53,15% dos 132,9 milhões de votos válidos, e seu adversário, o ex-general Prabowo Subianto, obteve 46,85%.
O índice de participação chegou aos 70,59%, abaixo dos 72,24% nas presidenciais de 2009.
Prabowo não vai contestar o resultado no Tribunal Constitucional, anunciou na terça-feira seu advogado.
“Não é o domínio do Tribunal Constitucional lidar com disputas processuais”, disse Mahendradatta. Não ficou claro, porém, se Prabowo irá recorrer a um tribunal inferior.
Prabowo se recusou a admitir a derrota e se retirou do processo de contagem de votos.
“Estas eleições não foram democráticas e vão contra a Constituição. A Comissão Eleitoral não foi justa nem transparente”, disse Prabowo em carta lida por um membro de sua equipe na sede da Comissão Eleitoral.
“Vamos fazer uso de nossos direitos políticos e rejeitamos estas eleições presidenciais que estiveram cheias de erros legais”, acrescentou o ex-general, que denunciou: “nossa gente nas províncias fala de fraude maciça”.
A polícia e o Exército realizaram um desdobramento conjunto de 13 mil soldados ao redor da sede da Comissão Eleitoral em Jacarta e em outros pontos da capital, enquanto outros 33 mil soldados foram enviados para várias zonas conflituosas do país.
Esta foi a terceira eleição presidencial em que os indonésios elegeram por voto direto o chefe de Estado.