Seis estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do curso de Química no câmpus de Toledo, estão realizando um projeto para a construção da tabela periódica e da distribuição eletrônica de Linus Paulling para alunos com deficiência visual da rede pública de ensino do Oeste do Paraná.

A pesquisa tem apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), por meio de incentivo com bolsas de pesquisas. O título do projeto é Ensino da Química: a Distribuição Eletrônica e a Tabela Periódica para Alunos com Deficiência Visual e conta com o respaldo do Núcleo Regional de Educação de Toledo. 

As alunas que participam do projeto são Anna Caroline, Bruna Rafaella, Letícia Costa Curta, Ligiany Passos, Karoline Royer e Paula Nogueira, sob a orientação do professor Marcos Freitas de Moraes.

O projeto consiste na elaboração de um material didático em resina cristal para que o aluno cego possa tocar e ter melhor compreensão sobre os dados dos elementos químicos. O material resinado tem mais resistência e é considerado prático para a manipulação em comparação com os livros escritos em Braile, comentou o orientador.

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