SÃO PAULO, SP – A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo interrompeu os atendimentos de urgência e emergência na tarde desta terça-feira (22), na região da Santa Cecília, no centro da capital paulista. O hospital informou que o motivo é a falta de recursos para comprar medicamentos e materiais como seringas e agulhas.

Em nota, a assessoria de imprensa da Santa Casa informou que está tentando reverter a situação. De acordo com o provedor do hospital, Kalil Rocha Abdalla, a Santa Casa tem uma dívida de R$ 50 milhões com fornecedores que se negam a entregar novas encomendas enquanto o valor não for pago.

“Não temos dinheiro para remédio, onde preciso comprar 100, só consigo 50. Além do pronto-socorro, temos 700 leitos e não temos condições de atendê-los bem, como sempre fizemos”, afirmou. Segundo ele, o problema ocorre há anos porque a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) para repasses está desatualizada. “O governo perdoou nossas dívidas, mas os fornecedores não. Atendemos quase 10 mil pessoas por dia e já comunicamos para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e para o resgate para que evitem trazer mais pacientes para cá”, disse Abdalla.

O Ministério da Saúde foi procurado para comentar o repasse do SUS, mas não havia respondido até a tarde desta terça.