ELIANO JORGE
SÃO PAULO, SP – Um gol do ex-são-paulino Marlos nos acréscimos fechou a vitória de 2 a 0 que deu o título da Supercopa da Ucrânia ao Shakhtar Donetsk, em clássico contra o Dínamo de Kiev nesta terça-feira (22), em jogo único, em campo neutro, na cidade de Lviv, no oeste do país.
Recém chegado do Metalist Kharkiv, o meia estava no banco de reservas. O atacante Gladkiy havia aberto o placar aos 30 min do segundo tempo.
Foram titulares o volante Fernando, o polivalente Ilsinho, os atacantes Taison e Luiz Adriano.
Já no arquirrival Dínamo, vencedor da Copa da Ucrânia na temporada passada, atuou o lateral direito Danilo Silva.
Atual pentacampeão nacional, o Shakhtar não contou com cinco jogadores brasileiros que se recusaram a voltar à Ucrânia após um avião cair no leste do país sob suspeita de ter sido derrubado por um míssil. Grupos separatistas agem em região próxima à Rússia.
O atacante Dentinho, o zagueiro Ismaily, os meias Fred, Douglas Costa e Alex Teixeira alegaram insegurança em Donetsk, no lado oriental da Ucrânia.
O clube conta com mais três brasileiros: o meia-atacante Bernard -que está em férias após defender a seleção na Copa do Mundo-, o atacante Wellington Nem e o auxiliar técnico Antônio Carlos Zago. O atacante Eduardo da Silva, que defendeu a Croácia no Mundial, acaba de se transferir para o Flamengo.
O presidente do Shakhtar, Rinat Akhmetov, homem mais rico do país e um dos mais influentes, cobrou o retorno dos cinco desertores e fez ameaças nesta segunda-feira.
O time não jogará em casa as próximas partidas por causa dos riscos à segurança. É possível que atue em Kharkiv, a 300 km de distância. O elenco deve se transferir temporariamente.
Preparador físico do Metalist, o brasileiro Michel Huff relata tranquilidade na antiga capital da Ucrânia.
“Jogadores do Shakhtar procuraram apartamento aqui. Comentou-se que eles viriam para cá”, contou à Folha.
Fundada pelos russos, Kharkiv fica a 40 km da fronteira com a Rússia. Lá houve confrontos entre grupos adversários durante a crise política neste ano.
CRIMEIA
Os dois clubes da Crimeia que disputaram o último Campeonato Ucraniano não permanecerão para esta temporada 2014/2015.
A região, no sul do país, foi anexada pela Rússia em março, após a população local apoiar em referendo sua desvinculação da Ucrânia.
O Tavriya Simferopol foi rebaixado como 15º colocado. O Sevastopol, na nona posição, acabou saindo da competição.
O Olimpik, vencedor da segunda divisão, subiu para a elite. Com isso, a cidade de Donetsk terá três representantes no campeonato, porém não poderá sediar partidas devido à insegurança.