De tempos em tempos, nós realizamos exames para saber como anda a nossa saúde. São esses exames preventivos, os check-ups, que nos alertam quando algo está errado em nosso corpo. A importância do check-up canino é a mesma dos exames periódicos que nós fazemos nos médicos: descobrir quais os possíveis problemas de saúde o quanto antes e, assim, facilitar o tratamento e aumentar ainda mais as chances de cura.

Um dos pontos cruciais destes exames preventivos é que os sintomas dos animais nem sempre são visíveis. Ao adquirir um filhote é muito importante consultar um médico veterinário, mesmo que o animalzinho não apresente sinais de doença. Este profissional poderá indicar os cuidados que serão necessários para o novo filhote, indicar a melhor ração e já examinar possíveis problemas causados por má formações ou doenças hereditárias, afirma a médica veterinária Rhéa Cassuli Lima dos Santos, do Hospital Veterinário HV Pró Vita.

A recomendação é iniciar a vacinação do animal após 60 dias de convívio com a família e, neste momento, submetê-lo a mais exames. A seguir, o indicado é realizar a castração, quando novamente o pet deve ser examinado e testado para se saber se está apto a passar pelo procedimento com segurança.

A maior dúvida de donos de cachorros é se a periodicidade desses exames é anual ou se depende de cada raça. Rhéa afirma que a indicação é um check-up anualmente até idade adulta e, nos animais idosos, o mais indicado é passar a fazer os exames semestralmente, principalmente nos animais que já têm uma condição especial que os torna mais frágeis ou suscetíveis a outras doenças.

Na consulta de rotina, o veterinário vai pesar o cachorrinho e medir a temperatura. O próximo passo é um exame físico do animal, em que o veterinário tenta observar algum sinal de problemas de saúde com o filhote. O profissional também fará perguntas sobre o cachorrinho e seu comportamento canino. Estas perguntas são rotineiras e são feitas para verificar se não há nada de errado com seu animal de estimação.

Segundo a veterinária, o check-up ajuda a detectar precocemente alguns sinais. As principais alterações que se procura nos exames periódicos são sinais de doença renal, anemia e deficiências hepáticas. O diagnóstico precoce de qualquer doença é sempre importante, pois permite o tratamento na fase inicial da doença, antes que ela comprometa muito o funcionamento do organismo e o debilite, favorecendo a recuperação do paciente, diz ela.


A VISITA

Por que levar o cachorrinho filhote ao veterinário?

. Ir ao veterinário é necessário para fazer exames de rotinas em seu filhote de cachorro.
. Vacinação e vermifugação.
. O veterinário pode ajudar com dicas de alimentação do cachorrinho
. O veterinário dá dicas de como treinar seu cachorro, dentre muitas outras informações para sobre seu filhote de cachorro.
. Não se deve levar o cachorro ao veterinário somente quando ele tiver que tomar vacinas ou já estiver doente por algum motivo. Além dos exames rotineiros serem muito importantes, se o cachorrinho vai ao veterinário somente para tomar vacinas ele vai passar a detestar as idas ao veterinário, pois irá associá-las com a dor das vacinas.

Coisas que o dono do cachorro deve perguntar ao veterinário

. Quantidade e marca da ração para o animal e questões sobre nutrição
. Dúvidas sobre cuidados básicos dos cães, como o banho ou a escovação
. Dúvidas sobre vacinação
. Dúvidas sobre gravidez das cadelas, cio e castração do cachorro.