Nada mais clássico no inverno que uma sopa acompanhada de pão. E essa dobradinha vem fazendo aumentar o faturamento nas panificadoras nos últimos anos. Segundo o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep), as panificadoras de Curitiba que oferecem o prato conseguem ampliar de 5% a 10% o seu faturamento.

Apesar de não ter uma estatística, o Sipcep acredita que a presença das sopas nas panificadoras faz aumentar bem a venda de pães neste período de temperaturas mais frias. Um exemplo é a Tutti Pães e Doces, que fica na Rua Anita Garibaldi, 4793, no Barreirinha. A casa oferece de dois a quatro tipos de sopas, e vê as vendas subirem nesta época do ano.

Os ganhos, no caso, não são apenas com as vendas da sopa e do pão. O cliente quando entra no estabelecimento acaba por levar outros produtos além de se fidelizar. É ganho para o ano todo.
Algumas das casas oferecem espaço para o cliente tomar a sopa no próprio local, mas todas servem para viagem em embalagens que variam de meio litro a um litro, como é o caso da panificadora Bread House, no Cristo Rei. Outro produto que tem boa saída são as torradas, também ótimas acompanhantes das sopas.

Cuidados apenas com as calorias. A nutricionista Eda Maria Arruda Scur, em matéria na revista do Sipcep, chama a atenção para os ingredientes. A melhor opção são sempre as sopas de vegetais com carnes magras que se acrescenta azeite de oliva na hora de servir, diz. Mas Eda explica que ninguém precisa se privar diante de um buffet de sopa convidativo. Basta que se controle a quantidade em cada porção.

Outros produtos — O clima  é naturalmente um indicador de vendas para o comércio.  No verão, ventilador. No inverno, aquecedor. Para comer, quando está quente, um sorvete cai bem. Se está frio, uma boa pedida é sopa. E assim, o varejo segue a luta pela venda de cada dia, sabendo aproveitar as oportunidades oferecidas pela natureza.

Nas Casas Bahia e no Ponto Frio, os carros-chefe das vendas, durante todo o ano, independente da sazonalidade, são a televisão e os aparelhos celulares. Mas no inverno, a oportunidade é boa para se vender aquecedores e máquinas de secar roupa, enquanto no verão quem se destaca são os ventiladores.

Nas lojas dos supermercados Extra e Pão de Açúcar, a história se repete quando o assunto é eletrodomésticos. Em dias de muito calor ou de muito frio, inclusive, chega a faltar ventiladores ou aquecedores no estoque, apesar da reposição rápida. Já quando o assunto é comida e vestimenta, os destaques no inverno são roupas quentas (moletons, mantas), vinhos e sopas. Se está frio, as vendas de saladas, sorvetes e cervejas registra queda.