SÃO PAULO, SP – O governo estadual pretende acabar até o fim do ano com os 45 pátios usados para guardar os veículos apreendidos na capital paulista. A intenção é leiloar todos os veículos e colocar os próximos apreendidos em outras quatro áreas que estão em licitação.
Segundo a delegada da Divisão de Administração do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Deidiene Fialho Costa Eboli, há cerca de 55 mil veículos apreendidos na capital. Aproximadamente 9.000 estão guardados em delegacias.
De acordo com ela, a prioridade é retirar esses veículos dos estacionamentos das delegacias. A Justiça já autorizou que a maior parte deles sejam leiloados. O dinheiro arrecadado com os leilões irá para uma conta judicial.
Foi aberto um processo de licitação para que o Estado tenha quatro novas áreas para guardar os veículos apreendidos. Elas devem ficar a até 100 km do marco zero da capital paulista, na praça da Sé. Esses pátios terão de 26 mil m² a 55 mil m², com capacidade total para cerca de 26 mil carros.
A fase de licitação desses quatro pátios termina no fim de julho, segundo Eboli. A previsão dela é que eles comecem a funcionar até o fim deste ano após implantar os requisitos exigidos pelo governo.
As empresas que ganharem a licitação para também terão que administrar os novos pátios. O contrato terá validade de 30 meses e poderá ser renovado.