Se para os políticos que já tem mandato e nome consolidado entre o eleitorado, o adiamento da campanha é interessante, para os que estão nessa pela primeira vez, isso pode significar uma oportunidade a mais. Afinal, enquanto os veteranos deixam para colocar a tropa na rua mais tarde, os novatos podem aproveitar o tempo para ganhar terreno.
Com orçamento reduzido, o candidato a deputado estadual Alex Barbosa (Psol) vê na lentidão dos concorrentes de maior expressão uma chance para aparecer antes aos eleitores. Os candidatos com menos poder aquisitivo e que não aceitam doações de empreiteiras, como no Psol, fazem campanha no ‘corpo a corpo’ e têm que aproveitar esse momento (com menos campanhas nas ruas) para divulgar suas ideias, revela. O candidato do Psol de Apucarana já viajou para Maringá e região para divulgar sua campanha. Ele declarou ao Tribunal Regional Eleitoral que pode gastar até R$ 200 mil, mas confessa que não deve investir nem R$ 5 mil. O teto é alto para não termos problemas na hora da declaração de gastos no final da campanha, afirma.
No caso do candidato a uma vaga na Câmara Federal, Eduardo Reiner (PV), que está na segunda disputa eleitoral, é importante ser conhecido antes de expor a imagem nos cavaletes. Em 2010, Reiner fez pouco mais de 3200 votos para deputado federal e entende que primeiro deve expor suas ideias, para depois colocar as propagandas nas ruas. Não adianta espalhar um monte de cavaletes sem ser conhecido e é importante as pessoas acreditarem na ideia antes, afirma. O candidato também marcou para agosto o início da distribuição de material de campanha.
A propaganda eleitoral nas ruas – com cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas – já é permitida desde o dia 5 de julho, três meses antes das eleições. A atividade eleitoral na internet já é intensa entre a maioria dos candidatos ao governo do Paraná, especialmente entre Beto Richa (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT), Bernardo Pilotto (Psol) e Rodrigo Tomazzini (PSTU).