O Coritiba precisa vencer duas seguidas para voltar ao Campeonato. O problema é que em casa, perdeu para o ex-lanterna Figueirense e no último fim de semana para o perdido Botafogo com somente dois chutes do Alex. O restante de dois ou três bons momentos foram bolas atrasadas para o goleiro Jefferson. Em onze jogos, só uma vitória. É pouco. Outra coisa: o time é muito lento.

Celso Roth tem os atacantes Zé Love, Keirrison, Júlio César, Martinuccio, Geraldo e Anderson Aquino no elenco. Geraldo fez 13 gols em 108 jogos. Júlio César tem 15 gols em 46 jogos, sendo 4 em um jogo só no Campeonato Paranaense, na goleada contra o Rio Branco. Contrata o argentino Martinuccio, que em 2 anos no Brasil marcou 4 gols. Zé Love tem 3 gols em 3 anos. Anderson Aquino tem 25 gols desde 2011. Keirrison tem 11 gols em 2 anos. Somente duas contratações foram feitas durante a Copa do Mundo. Juro que eu pensava em mais de cinco nomes, pelo menos mais dois atacantes, além de uma escalação totalmente diferente daquela que jogou até a Copa. Testes nas categorias de base foram feitos no início do ano para montar os tais time A e time B, quando não mais de cinco jogadores foram aproveitados no time principal e a diretoria avisa que não vai contratar, culpando o mercado da bola restrito. O Adriano (Ex-Imperador) está desempregado… uma brincadeira de mau gosto que pode virar verdade.

No Paraná Clube vejo mais chances de uma reação, depois do jogo contra a Portuguesa, mesmo cedendo o empate aos 47 minutos, o time mostrou consistência, joga pelos lados, tem um centroavante, Giancarlo, que guarda o seu de vez em quando e no elenco tem outros jogadores que chegam, finalizam com qualidade e o Lúcio Flávio na bola parada. O Paraná Clube está em situação pior do que o Coritiba em termos de estrutura, mas na comparação de potencial dos jogadores que o elenco tem e guardadas as devidas proporções, o Paraná tem um elenco melhor montado para a Série B em relação ao Coritiba na Série A. E o tricolor já perdeu peças importantes ao longo dos atrasos de salários.

Ao Atlético, as vitórias, o G-4 depois da Copa, a boa notícia da permanência de Marcelo Cirino (para um time brasileiro não perde) e o bom encaixe que o novo treinador Doriva vai dando ao time, mesmo sem ter ainda aquele meia inteligente que ainda faz falta. O Atlético, que depois dos atrasos na entrega do estádio e 900 dias depois de começar a reforma, voltou a jogar em sua casa e logo com sua torcida, que ainda sofre punição por conta de uns 100 marginais fantasiados de torcedores. Vai ser bonito ver jogos lá com a casa cheia.

Sou paranaense, torço para o Paraná Clube voltar para a primeirona, para ninguém cair. Isto melhora meu trabalho, o trabalho do site, do rádio e da televisão, melhora a vida até do pipoqueiro do estádio. Sou daqueles curitibanos que torcem pelos atores curitibanos Alexandre Nero, Marjorie Estiano e Adriane Birolli na novela nova, pelo Portiolli e o Ratinho no SBT, o Adriano no Barça, Rafinha no Bayern, Fernandinho no City, para o Diogo Portugal, Marco Zeni, pela Banda Mais Bonita da Cidade e assim por diante. Eu sou aquele mané que quer ver todos os irmãos se dando bem e me irrita ver um clube do tamanho do Coritiba nesta situação. Respiro todos os dias o ar da latinha do Alessandro Catenasci e sigo torcendo pelos meus amigos, e daí Aqui eu nasci com muito orgulho, só não prometo morrer aqui, mas se rolar, vai se fazer o que… me larga no Água Verde!

Mauro Mueller é apresentador do Show de Bola da Rede Massa, radialista e ator