SÃO PAULO, SP – A prévia da Sondagem da Indústria em julho indica queda de 3,2% do índice de confiança, em relação ao resultado final de junho, considerando-se dados livres de influência sazonal. A pesquisa foi divulgada nesta quarta (23) pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV (Fundação Getulio Vargas). Caso o resultado venha a se confirmar, o índice atingirá 84,4 pontos, o menor desde os 82,2 pontos atingidos em abril de 2009, e manterá assim a trajetória de queda iniciada em janeiro passado. As informações são da Agência Brasil.
Segundo a FGV, o resultado reflete, pelo terceiro mês consecutivo, “a deterioração tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes”. Pelas projeções dos economistas do Ibre, o Índice da Situação Atual deverá recuar, em relação ao resultado final de junho, 4,4% atingindo em julho 86,1 pontos. O Índice de Expectativas deve cair 2%, ficando em 82,7 pontos.
Os dados preliminares da Sondagem da Indústria indicam ainda redução no Nível de Utilização da Capacidade Instalada, de 83,5% para 83,2%, entre um período e outro -o menor desde os 82,6% de outubro de 2009.