OSNI ALVES
RIO DE JANEIRO, RJ – Os dois PMs do caso Sumaré pediram à autoridade policial para que seus depoimentos fossem remanejados para o dia 1º de agosto na Delegacia de Homicídios do Rio.
Titular da DH, o delegado Rivaldo Barbosa autorizou a transferência do depoimento. Ele disse que os policiais pediram para se inteirar do processo e consultar seus advogados.
Barbosa havia pedido à Justiça o depoimento dos dois para esta terça-feira (22). Eles entraram na delegacia às 14h40 e saíram por volta de 16h.
Segundo Barbosa, no dia 1º possivelmente eles estarão acompanhados de seus advogados.
O delegado ouvirá nesta quarta-feira (23) os guardas municipais que no dia 11 de junho seguraram o terceiro adolescente, que acabou sendo liberado pelos PMs no alto do Sumaré.
Barbosa quer obter dos guardas municipais as características físicas do rapaz, que está sendo procurado pela polícia e pode ser mais uma testemunha chave do caso.
IMAGENS
Um vídeo divulgado no domingo à noite mostra a ação dos dois PMs que apreenderam os três jovens. As imagens mostram os rapazes sendo levados para o alto do morro e também quando um deles é liberado. Ao descer, os PMs encontram novamente o rapaz e o dão carona para descer, liberando próximo aos Arcos da Lapa.
Durante a descida, os policiais fazem severas ameaças ao jovem, intimidando-o a não relatar o acontecimento a quem quer que seja.
Barbosa falou que a coordenação da PM não ficou inerte diante do acontecido no dia 11. “A viatura onde os garotos foram levados saiu da rota e os PMs foram chamados algumas vezes pelo sistema de comunicação do carro. O fato está registrado às 10h44 daquela data, de acordo com as imagens da câmera do carro”, disse.
“Obviamente, a coordenação da PM não sabia o motivo da alteração na rota daqueles policiais, mas ao constatarem a diferença, chamou a atenção dos deles”, declarou, acrescentando que a coordenação da PM tem colaborado com as investigações desde que o fato veio à tona.