SÃO PAULO, SP – Os comerciantes brasileiros esperam que as vendas no Dia dos Pais, que será comemorado no dia 10 de agosto, cresçam apenas 1% em relação ao ano passado. Dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) apontam que entre 2012 e 2013 o avanço foi mais expressivo, de 3,78%.

Nos últimos anos, a maior taxa de crescimento nessa data comemorativa foi registrada em 2010, quando os comerciantes venderam 10% a mais que em 2009.

Para a CNDL, o desempenho fraco em 2014 se deve à combinação de juros altos e inflação em alta. Segundo a associação, os setores com maior movimentação no Dia dos Pais são os de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria.

COMEMORAÇÕES FRACAS

Antes do Dia dos Pais, outras datas comemorativas deste ano já decepcionaram os comerciantes. No Dia dos Namorados, em junho, as vendas na semana que antecedeu a data cresceram apenas 0,5% em relação a 2013, o pior índice em cinco anos, de acordo com a Serasa.

Em maio, o Dia das Mães também não foi animador. Segundo a Serasa, as vendas na semana da comemoração foram apenas 2,9% maiores que as de 2013.