A Polícia Federal prendeu no último domingo (20) um haitiano no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais – região da Grande Curitiba/PR – pelos crimes de desobediência e resistência.

Policiais Federais em plantão no aeroporto abordaram o cidadão haitiano que descumpria uma ordem judicial de não adentrar no aeroporto, momento em que foram agredidos pelo estrangeiro.

O referido cidadão, já havia sido preso anteriormente por tentar invadir área restrita de embarque e desembarque de passageiros. Após audiência ocorrida na Justiça Federal, onde um Termo de Transação Penal foi assinado por ele e por diversas autoridades, foi posto em liberdade.

Numa segunda oportunidade, compareceu novamente ao aeroporto, onde após diálogos, inclusive com um representante da Comissão dos Direitos dos Refugiados e Migrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, retirou-se do local.

No último domingo, o estrangeiro voltou ao aeroporto, descumprindo desta forma, o acordo judicial, fato que levou a que os policiais federais o prendessem, momento em que foram recebidos com hostilidade, sendo necessário o uso de arma não letal para contê-lo, com auxílio de seguranças aeroportuários.

Devidamente contido, foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, para as providências legais cabíveis.