Em dois dias de julgamento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aceitou 70% dos registros de candidatos às eleições deste ano no Paraná. Os 1191 registros começaram a ser julgados na terça-feira e 855 candidatos foram deferidos até agora. Somente ontem, o TRE liberou 475 candidatos. O período regimental para julgamento de todos os registros é até 21 de agosto, mas a próxima Sessão está marcada para segunda-feira (28) e deve concluir a trâmite. Entre os candidatos estão os 27 que tiveram pedidos de impugnação feitos por adversários ou pelo Ministério Público Federal, dos quais 14 são por enquadramento na Lei da Ficha Limpa.
No Paraná, serão julgados oito registros dos candidatos ao governo e vice; oito ao Senado, 16 suplentes; 315 candidatos para deputado federal e 796 para deputado estadual. Em todo o país, 194 candidatos foram considerados inaptos e tiveram o registro negado até agora. O cargo com mais tem candidatos inaptos é deputado estadual (105), seguido por deputado federal (65). Dos 11 pedidos de registro para concorrer à Presidência da República nenhum foi julgado pelo TSE, devido ao recesso na corte.
A informação faz parte do balanço parcial divulgado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base no sistema de candidaturas da Justiça Eleitoral, que recebeu 24,9 mil pedidos de registro em todo o país para os cargos de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República. A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do Ministério Público Eleitoral, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se as formalidades foram cumpridas.