GUSTAVO URIBE, ENVIADO ESPECIAL PALMITAL, SP – Uma semana depois de trocarem farpas sobre a crise de desabastecimento de água no Sistema Cantareira, um dos temas com potencial para pautar as eleições estaduais deste ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dividiram tribuna de honra nesta quarta-feira (23), durante inauguração de uma nova fábrica da multinacional Tereos, no interior paulista.

Os ex-adversários na disputa presidencial de 2006 foram os principais homenageados na cerimônia e por quase uma hora sentaram-se lado a lado, separados por apenas uma cadeira de distância, na qual estava sentado o CEO do Grupo Tereos, Alexis Duval. No palco, trocaram poucos olhares ou palavras. O tucano cumprimentou o petista depois que o ex-presidente discursou e depois dele ter recebido a homenagem. No final, posaram para uma foto, mas não chegaram a engatar uma conversa.

Na sexta-feira (18), o ex-presidente criticou o PSDB pelo risco de escassez de água em São Paulo. No dia seguinte, em nota, o governador afirmou, sem citar o petista nominalmente, que disputa política se faz com “respeito” e “educação” e que os “líderes políticos deveriam dar o exemplo”. Na sala das autoridades, antes do início da cerimônia, os dois se trombaram na mesa do café. Eles de cumprimentaram e falaram rapidamente sobre amigos em comum, sem se alongarem. O petista foi embora do evento antes do tucano.

Em entrevista de imprensa, minutos depois da saída do ex-presidente, o governador não poupou o governo federal de críticas e culpou o Palácio do Planalto pelas dificuldades financeiras na Santa Casa de São Paulo. Ao final, foi breve sobre a presença do petista na cerimônia. “Foi uma alegria rever aqui o presidente”, concluiu.