Wolfgang Niersbach, presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB, sigla em alemão) é a favor da mudança da sede da próxima Copa do Mundo, que deve ser realizada em 2018. A mudança, segundo Niersbach em entrevista ao jornal alemão Bild, deveria ser aceita devido a tensão política entre Rússia, país escolhido para sediar o mundial, e Ucrânia e os conflitos no Leste europeu.

Ainda na entrevista, o dirigente alerta que a se a competição for realizada na Rússia, haverá riscos. “Observamos com muita preocupação o desenvolvimento político na Rússia, algo que não era previsível quando se tomou a decisão de entregar ao país a tarefa de organizar a Copa de 2018”, afirmou.

Niersbach lidera um grupo de políticos alemães que deseja mudar o local da próxima edição da competição. “Naturalmente a Alemanha seria, como campeã mundial, a alternativa adequada para celebrar a Copa do Mundo. O melhor seria realizá-la em parceria com Polônia e Ucrânia, que também possuem estádios modernos — disse o dirigente”, defendeu Niersbach. Ainda de acordo com o presidente, a estrutura dos estádios do país, que sediou a Copa há apenas oito anos, contribui para a mudança.

Até o momento, a Fifa não se pronunciou sobre a possibilidade de mudança. Atualmente, a entidade enfrenta problemas por causa da escolha do mundial de 2022, o Qatar.