SÃO PAULO, SP – Autoridades de Taiwan lançaram uma investigação nesta quinta-feira (24) sobre a queda do avião turboélice da Transasia Airways, que matou 48 pessoas, e a expectativa é que as condições climáticas sejam levadas em consideração no inquérito.

O avião, um ATR 72 com 70 assentos, caiu na quarta-feira (23) à noite perto da pista do aeroporto quando tentava aterrissar na pequena ilha de Penghu, a oeste da ilha de Taiwan, depois que um tufão tinha passado por essa área mais cedo nesse mesmo dia.

O avião, que tinha saído da cidade de Kaohsiung, levava 54 passageiros e 4 tripulantes a bordo. A companhia aérea confirmou que 52 passageiros e os quatro membros da tripulação são de nacionalidade taiwanesa. Dois dos mortos eram franceses, segundo o Ministério de Relações Exteriores da França.

As autoridades da aviação civil de Taiwan disseram que o clima estava adequado para voar. “Havia nove voos na mesma rota entre 14h e 19h de ontem (horário local). Somente o voo da Transasia caiu”, disse Jean Shen, diretora da Administração Aeronáutica Civil.

“Os relatórios sobre as condições climáticas mostravam que era totalmente adequado para a aterrissagem”, disse ela, acrescentando que as autoridades não estão descartando nenhuma possibilidade. “Neste momento nós não podemos dizer com certeza o que deu errado.

O comitê de segurança de voo abriu uma investigação. “As duas caixas pretas foram encontradas e os responsáveis pelo exame iriam iniciar o trabalho mais tarde nesta quinta-feira”, disse ela. O presidente da companhia, Chooi Yee-choong, pediu desculpas pelo acidente.

O piloto foi identificado pela imprensa como Lee Yi-liang, de 60 anos, e o co-piloto, como Chiang Kuan-hsin, de 39. Os dois teriam mais de 20.000 horas de voo. A Transasia, maior companhia aérea privada do país, realiza, além dos voos internos, viagens para China, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, e Vietnã.