SÃO PAULO, SP – Os dirigentes dos três maiores jornais do país, a Folha de S.Paulo, “O Globo” e “O Estado de S. Paulo”, afirmaram nesta quinta-feira (24), em São Paulo, que a prioridade dos três veículos atualmente é o mundo digital.
Presente ao seminário “Novo Modelo de Redação: o Fim do Fechamento”, realizado durante o 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, disse que, embora a produção de notícias se desenvolva agora ao longo das 24 horas do dia, os princípios básicos do jornalismo da Folha permanecem totalmente válidos: “O furo continua sendo o furo. Mas o jornal tem também a preocupação de abordar assuntos que todos conhecem de forma original”.
Ascânio Seleme, diretor de Redação de “O Globo”, afirmou que o veículo fez nos últimos anos uma grande reformulação em suas reuniões internas e no horário de trabalho de seus jornalistas para focar em seus produtos: “O horário de pico de audiência na internet é entre as 11h e as 15h”, afirmou. A produção de notícias, segundo ele, precisa acompanhar essa audiência.
Para Roberto Gazzi, diretor de Redação do Grupo Estado, hoje a discussão entre o que será publicado no formato eletrônico e o que vai para a edição do papel no dia seguinte é cada vez mais importante: “Estamos passando por um forte momento de transição”, disse.
Sobre o futuro dos jornais, os três concordam que eles tendem a ficar mais enxutos, mas também mais analíticos, e cada vez mais voltados para um público qualificado.
Mas o fim deles, por enquanto, está descartado. Dávila lembrou que hoje, na Folha, de cada R$ 10 faturados, R$ 9 são oriundos do produto em papel.
A nona edição do congresso anual da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) começou nesta quinta-feira (24) e vai até sábado (26). O evento terá cerca de 200 painéis e cursos práticos distribuídos em sessões paralelas de 1h30min cada, das 9h às 17h30. O evento está sendo realizado no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (rua Casa do Ator, 275), zona sul de São Paulo. A Folha é um dos patrocinadores desta edição.