Foi no dia 1º de agosto de 1785 que o navegador francês Jean François Galanp, conde de La Pérouse ( 1741- 1788) obedeceu ordens de Louis XVI e deixou Brest com dois navios,- Astrolabe e Bousoole – em missão científica. Os navios seguiram abarrotados de tesouros, e 213 homens a bordo, entre os quais os maiores pesquisadores da época.

O objetivo era o de dar volta ao mundo, descobrindo novas terras e civilizações desconhecidas até então.

Hoje, em Nice, um hotel homenageia o navegador. O La Pérouse tem posição invejável, descortinando toda a baía e suas belezas. Foi lá que Louis Hector Berlioz fez estada na Tour Bellanda, e compôs Le Roi Lear. Enquanto Raoul Dufy retornava sempre a Nice e escolhia o hotel, para pintar as várias telas da magnífica paisagem da Baia dos Anjos (Baie de Anges).

Foi em 1986 que o La Pérouse entrou para a coleção da rede Hôtels du Roy. Apaixonado pelo mar, o antigo proprietário já havia escolhido o nome La Pérouse, agora parte dos hotéis California, Pont Royal, Royal Saint-Honoré , Royal Hotel, Hotel la Residence du Roy, todos em Paris, e o hotel de Nice.

Fotos: Reprodução

Família Auer e a sofisticada confeitaria tradicional de Nice

CIDADE HISTÓRICA E MERCADO
O turista vai primeiro para Coiurs Saleya, onde acontece o mercado de flores, legumes, frutas, um mercado de aromas mediterrâneos, caloroso e cheio de vida, em torno do qual se agrupam restaurantes, igreja, bares e pequenos comércios. Os produtos são locais, vindos do interior, das montanhas. Acontece todos os dias, o ano todo, das 6 às 13h30.

Para relaxar e curtir a praia, o melhor é ir para Castel Plaja, a mais bela praia particular de Nice. Para provar a salade niçoise olhando as ondas e curtindo o ambiente do restaurante de cozinha provençal. Um lugar calmo, com vista de tirar o fôlego, pequeno pedaço de paraíso bem perto do Hotel La Pérouse.

COLINA DO CASTELO
É o lugar perfeito para caminhadas, o escolhido pelos niçois. O parque tem 19,3 hectares, em uma das muitas colinas da cidade. Fica bem atrás do hotel. É para o turista fazer um passeio à sombra das árvores no verão, admirando a cascata do Castelo, ou subindo até a torre Bellanda, para contemplar a vista panorâmica sobre a Promenade des Anglais e a Vieille Ville (Cidade Antiga).


Na praia particular do restaurante, a cozinha provençal e a melhor paisagem

DOCES TRADICIONAIS
Não dá para perder a visita até os célebres confeiteiros Aver, que desde 1820 passam receitas de pais para filhos dos melhores doces, compotas, chocolates de Nice. Frutas cristalizadas, frutas secas, marrons glacés, tudo em ambiente florentino, quadro luxuoso para tanta guloseima requintada. Boa idéia para presentes.

FUNDAÇÃO MAEGHT
Festejando seu meio século de existência, a Fundação Maeght está em celebrações até 11 de novembro, com a exposição Face à l’oeuvre, que homenageia o acervo, expondo grandes obras que marcaram sua história. Fica no Chemin des Gardettes, Saint-Paul-de-Vence.



Um passeio nas imediações do La Pérouse, garante a visão da cascata do Castelo

DESTAQUES

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÔNIO
É em setembro, nos dias 29 e 30, que acontecem as Jornadas Europeias do Patrimônio nas principais cidades italianas. São mais de 1.500 eventos e aberturas especiais, tudo grátis para curtir bem a temporada de calor.

Os espetáculos que acontecem em lugares que não pertencem ao Ministério da Cultura, têm ingressos com cerca de 30% ou mais de desconto. A Globus Journeys organizou o tour Destaques no Norte da Itália e Cinque Terre, retornando a Milão no dia 28, véspera do evento, para permitir aos turistas a participação das programações.

ATRAÇÕES DE MILÃO
Cidade cultural, sofisticada e cheia de história, arquitetura e muita arte no ambiente de região lombarda, capital italiana da moda e do designen, Milão vai acolher aos passageiros da Globus Journeys depois de 9 dias de belas passeios a Busseto, Parma, Modena, Marinello (com visita à Galeria Ferrari), Lucca, Cinque Terre, Santa Margherita Ligure, Portofino – um dos mais luxuosos resorts do mundo, visitado por celebridades internacionais, na que foi pequena vila de pescadores da Riviera Italiana.


O conjunto de prédios que forma o Hotel La Pérouse

Hotéis, passeios, café da manhã bufê, um almoço especial, dois jantares na viagem e dois jantares em Milão – de boas vindas e de despedida – entram no programa. O custo é de 2.399 dólares por pessoa, só a parte terrestre. Para aproveitar os dois dias da Jornada Européia, a Globus programou 2 noites extras, ao custo de 62 dólares por pessoa.

O que deve ser visto em Milão: Galleria d’Arte Moderna Milano, que exibe acoleção de Giuseppe Visuda, com 40 obras de Renoir, Picasso, Dufy, Matisse, Vuillard, Campighi, Morandi, Modigliani. Saiba detalhes no www.globus.tur.br/cinqueterre.php


10 CIDADES PREFERIDAS NO MUNDO

1º – Londres, cidade que a pesquisa feita pelo Master Card entre 132 destinos no mundo, foi apontada como destino ideal de 18.7 milhões de visitantes
2º – Bang Kok, seus templos, seus Budas, seus mistérios, em segunda lugar
3º – Paris, destino perfeito em qualquer época do ano
4º – Cingapura, onde a calma e a segurança, a história e a cultura de muitos povos, entram em harmonia com o que há de mais moderno
5º – Dubai já recebe mais de 12 milhões de turistas ao ano. É o mundo do futuro.
6º – Nova York, cidade símbolo dos Estados Unidos, com seu Central Park, Times Square, lojas e mais lojas, restaurantes de todos os temperos e hotéis confortáveis
7º – Istambul, a bela, terra do Grand Bazar espalhada em 200 mil metros quadrados, o Bósforo, que marca o limite meridional entre os continentes asiático e europeu. Um grande destino turístico
8º – Kuala Lumpur, que cresceu 13,1% entre 2013 e a metade de 2014
9º – Hong Kong, seus arranha-céus, a baia de Victoria, uma China diferente do grande continente
10º – Seul, que vê o turismo crescer a cada dia e conta com 10 milhões de habitantes


MAIS PALACES
O Hotel Mandarim Oriental Paris, aberto há 3 anos perto da Praça Vêndome, acaba de receber a marca Palace. Uma distinção que tem validade por 5 anos, de acordo com os critérios de serviços, situação geográfica, beleza na decoração. O conceito procura melhorar os hotéis parisienses, procurando alcançar a excelência de uma hotelaria excepcional.

No XVI distrito da capital francesa, inteiramente renovado desde 2010, o Shangri-La Hotel Paris passou a integrar a categoria Palace, de acordo com os critérios da Atout France, responsável pelo desenvolvimento turístico do país.


Vistas imbatíveis do hotel e do restaurante para a Baie des Anges

PRIMEIRO LUGAR
O Bristol parisiense está em primeiro lugar na hotelaria francesa, para o World’s Best Award da revista americana Travl + Leisure. É o primeiro na categoria Grane Hotel Urbano na Europa, ficando na frente do Ritz Paris ( no momento fechado para reformas) e o Four Seasons George V.

RATINHO COZINHEIRO E BARCO PARTICULAR
Ratatouille é a nova atração multi sensorial da Disney Paris. E a quarta atração inspirada na produção Disney-Pixar. Outra novidade é a possibilidade de descobrir Paris em cruzeiros privativos, disponíveis para casais enamorados, famílias ou grupos de amigos petit comité, em barco particular no programa My Paris River.

O que garante momentos inesquecíveis, no barco de água doce Pontoon boat, famosos na América do Norte. Conforto, estabilidade e segurança garantidos. A bordo podem ser transportados até 12 passageiros, nos cruzeiros de 1 ou 2 horas para ver Notre Dame, a Pont des Arts (aquela cheia dos cadeados do amor).

Quem preferir roteiros especiais, pode ir até as guinguettesna margem do Marne. O momento mágico é aos nascer do dia, quando o tráfego no Sena é quase nenhum e os participantes ficam com a sensação de que são donos de Paris. Veja no www.myparisriver.com


Fundação Maeght comemora 50 anos, com exposição especial

TOULOUSE-BARCELONA EM TGV
Mais de um milhão de passageiros é o que está sendo transportado no novo trajeto TGV – trens de alta velocidade, com duração de 3h40 entre a cidade rosa e a arquitetura catalã. O trem que parte da estação Matabian, antiga, de Toulouse às 15h05, é um TGV diferente do modelo francês. Na primeira classe, as confortáveis poltrona são em couro, equipadas com tomada individual e 4 canais de música. São 5 poltronas, com telas colocadas no teto da torre central.

Na segunda classe, os equipamentos são semelhantes, embora as poltronas sejam menores e forradas em tecidos coloridos. Anúncios de horários, serviço de restaurante e bebidas, são feitos em espanhol, francês e inglês e repetidos a cada escala: Carcassone, Perpignan, Figueras (museu Dali, imperdível), Gerona.

As comissárias de bordo oferecem fone de ouvido para os filmes e o carro de bebidas – pagas – passa, enquanto para comer é preciso ir até o bar-restaurante. Entre Perpignan e Carcassone, a estrada de ferro margeia o mar, deixando entrever os Pireneus. Obra de arte natural que ninguém deve perder. Depois da passagem de um longo túnel, já se chega à Espanha.


Mercado é ponto de encontro de todos, turistas e locais

A viagem prossegue pela Costa Brava, lado dos campos. Em Figueras e Gerona há acesso às estações do norte: Cadaquès ( mais Dali), Rosas, Estartit, l’Escada – e estações do sul: Bague, praias de Pafrugell, Palamos, Platja d’Aro, Sant Feliu de Guixols, onde cerca de um terço dos passageiros desce, por causa das praias. Às 18h45 o TGV chega à estação Sants Estacio, em Barcelona. Duas escadas rolantes levam ao passageiro para um prédio recente, com jeito de aeroporto em pleno centro da cidade. Com suas boutiques, portões de segurança, setores de embarque.

A bordo dos trens ainda não são oferecidos jornais e nem carrinho de lanches, como nos trens Thalys ou Eurostar. As tarifas iniciam em 39 euros. Além das escalas em Figueras, Gerona e Barcelona, existem trens que partem de Paris ( 6h25), Lyon (4h35) e Marselha (4h17). No total são 5 trens ligando 13 cidades famosas com a Catalunha espanhola. Veja em www.voyagesncf.com, e www.catalunyaexperience.fr

DOIS NOVOS NAVIOS NCL
1.6 bilhão de euros é o valor da encomenda Norwegian Cruise Line para o estaleiro Meyer Werft (Alemanha) na construção de mais dois navios de cruzeiros, classe Breakway-Plus. Os navios serão entregues no segundo trimestre de 2018 e no quarto trimestre de 2019. Terão capacidade para 4.200 passageiros, pesando cada um 164.600 toneladas.

No mesmo estaleiro estão em construção o Norwegian Escape, a ser inaugurado em 2015, e o Norwegian Bliss, para entrega em 2017.


Já dá para viajar de trem TGV entre Toulouse (França) e Barcelona (Espanha)