GIULIANA DE TOLEDO
SÃO PAULO, SP – Desta quinta-feira (24) ao sábado (26), no Sesc Pompeia, o festival estreante A Música Muda reunirá bandas de quatro países dedicadas ao rock exclusivamente instrumental.
“Queremos mostrar que música instrumental não é um estilo, nem é somente de jazz, clássica ou música cabeçuda”, explica o guitarrista Daniel Pereira, da banda paulistana Huey, idealizadora do evento.
As três noites terão duas bandas cada uma, sempre uma nacional e uma estrangeira. Nesta quinta, tocam Macaco Bong, de Cuiabá, e Falsos Conejos, da Argentina. Amanhã, com ingressos esgotados, é a vez de Labirinto (São Paulo) e Mouse on the Keys (Japão). No sábado, haverá Huey e a nova-iorquina Dub Trio.
Apesar de ser um festival só para bandas “mudas”, segundo Pereira, a ideia não é criar segmentações.
“Não queremos levantar uma banda. A música não precisa de mais guetos. A gente não critica a música com vocal nem diz que é coitado. As dificuldades estão aí para todo mundo da cena independente, de modo geral”, diz Pereira, um dos três guitarristas do grupo, que toca rock pesado -Black Sabbath e Led Zeppelin são as principais influências. O primeiro disco, “Ace”, saiu em abril.
“A vantagem de uma banda sem vocal é que a gente tem mais liberdade como instrumentista. Assim, as pessoas prestam mais atenção no todo”, avalia.
FESTIVAL A MÚSICA MUDA
QUANDO nesta qui. (Macaco Bong e Falsos Conejos), sex. (Labirinto e Mouse on the Keys) e sáb. (Huey e Dub Trio), às 21h30
ONDE Sesc Pompeia, r. Clélia, 93, tel. (11) 3871-7700
QUANTO de R$ 4 a R$ 20 (esgotado para sexta)
CLASSIFICAÇÃO 18 anos