O atual vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Silvestre Cottica, é alvo de uma ação civil pública ajuizada pela 1.ª Promotoria de Justiça de Marechal Cândido Rondon (Proteção ao Patrimônio Público), no Oeste do Estado. O político é acusado de improbidade administrativa por ter, em 2010, utilizado um veículo de  propriedade do município para realizar uma viagem particular para o Mato Grosso do Sul, onde fica localizada a fazenda de sua família.

Na época do ocorrido, Cottica era também secretário municipal da Saúde. A viagem, segundo os fatos apurados pela Promotoria, foi feita durante o feriado de Carnaval. Para piorar, o vice-prefeito teria sofrido um acidente de trânsito no município de Dourado (MS), no dia 16 de fevereiro de 2010. 

O veículo envolvido no acidente pertencia ao Fundo Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon. No documento, consta que a prefeitura do município tentou se justificar, alegando que o funcionário estaria a caminho de uma reunião com o representante de uma associação hospitalar. Essa situação, porém, não foi comprovada, pois não há qualquer ata, lista de presença ou documentação da reunião. 

O Ministério Público caracteriza o caso como ato de improbidade administrativa com enriquecimento ilícito, dano ao erário público e ofensa aos princípios da Administração Pública. A Promotoria requer a condenação do ex-prefeito às sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa.