Das 27 pistas públicas de skate construídas em Curitiba e Região, apenas quatro delas estão em boas condições — o resto está inutilizável. O número não chega nem perto de atender a demanda dos praticantes de skate em Curitiba, que hoje beira, oficialmente, os 70 mil, segundo dados da Federação Paranaense de Skate. A denúncia é do Movimento Curitiba Skate Center, que reivindica a criação de um complexo de skate na capital paranaense.
Estes espaços não possuem tamanho ou estrutura adequados para a realização de eventos e competições, por exemplo. Todos os eventos ficam, então, centrados em locais particulares, o que restringe o acesso, afirma Ruggero Fiandanese, um dos idealizadores do Movimento.

O movimento preparou um vídeo mostrando essa realidade e o que precisaria ser feito para mudar esse cenário. O vídeo será mostrado durante o GoS kate Day Curitiba, que acontece no domingo, com saída na Praça Santos Andrade, e pretende reunir mais de 40 mil pessoas.

O skate sempre foi uma grande influência no modo de se vestir, agir e pensar. Hoje, isso é ainda mais visível por meio de canais como o Vimeo, Instagram e Youtube, que difundem a cultura do skate pelo mundo, afirma Rafael Narciso, criador da marca Öus, mostrando a importância até econômica e comportamental da prática do skate.