Mesmo com menos dias úteis, em virtude da Copa do Mundo, junho registrou leve desaceleração nas vendas e registrou aumento de 4,4% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esta foi a constatação do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente pelos associados do IDV, que também apontou crescimento de 1,1% nas vendas em julho, 5,1% em agosto e 5,7% em setembro, sempre em comparação com os mesmos períodos de 2013. O IAV-IDV é um índice antecedente, e o indicador do mês realizado é divulgado 30 dias antes da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), do IBGE. Além disso, também aponta as expectativas dos associados para os próximos 3 meses.

Assim, a IAV-IDV de maio, divulgado em meados de junho, apresentou crescimento de 5,4%, enquanto que a PMC divulgada em meados de julho apresentou alta de 4,8% na comparação anual, confirmando a tendência apontada pelo IAV-IDV e demonstrando a forte aderência do índice que é divulgado antecipadamente.

O varejo de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou aumento de 5,91% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Por sua vez, a expectativa de crescimento para julho é de apenas 1,6%, recuperando-se rapidamente em agosto, com crescimento acelerado de 6,1% e 7,1% em setembro. O segmento de não duráveis, que não esperava crescer tanto, acabou melhorando a suas expectativas, afirma o presidente do IDV, Flávio Rocha.

Já o setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, ficou abaixo do indicador IAV de junho. Os associados apontaram alta de 4,1%, em razão dos feriados do mês. Em relação aos próximos meses, a expectativa é de crescimento de 3,1% em julho, 7,7% em agosto e 6,8% em setembro.

Para o segmento de bens duráveis, os associados divulgaram crescimento de 2,2% em junho. Para os meses seguintes, a expectativa é de queda de 1,4% em julho, recuperando-se em seguida, com crescimento de 1,3% em agosto e 2,6% em setembro com 2,6%, sempre em comparação com os mesmos meses do ano passado.

Os primeiros seis meses de 2014 apresentaram indicadores expressivamente superiores aos de 2013, com média de crescimento do IAV-IDV de 5,2% contra 2% no ano passado, sugerindo perspectivas melhores para o varejo nacional. Já o alinhamento do IAV-IDV com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foi muito forte no primeiro quadrimestre de 2014, com média de crescimento do IAV-IDV de 5,3% contra 5% da PMC. Os principais pontos de atenção ainda são a confiança do consumidor, que continua baixa, ficando pelo 17º mês consecutivo abaixo da média histórica, influenciado, principalmente, pela baixa confiança futura dos consumidores. Em junho e julho, o cenário econômico nacional também foi marcado pela continuidade do aperto monetário do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se reuniu em 15 e 16 de julho e decidiu pela manutenção da taxa básica de juros em 11% ao ano, analisa Rocha.