FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF – O governo criou uma comissão para aparar as arestas sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte e, diante do calendário limitado de votações no Congresso, não descarta edição de medida provisória sobre o tema.
Nesta sexta-feira (25), a presidente Dilma Rousseff se reuniu por cerca de duas horas com dirigentes de clubes de futebol para tratar do assunto. Projeto de lei em tramitação na Câmara propõe um refinanciamento das dívidas -estimadas em cerca de R$ 4 bilhões – por um prazo de até 25 anos. Em contrapartida, os clubes se adequariam a parâmetros de gestão financeira e responsabilidade fiscal.
O tema ganhou destaque após a derrota do Brasil de 7 a 1 contra a Alemanha, na Copa do Mundo.
“Temos que correr. Tem clube que não chega ao final do ano se esse projeto não for aprovado. E temos poucas datas de votação. (…) [Editar uma medida provisória] É uma hipótese. O governo não descarta nada”, disse o secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Antônio Nascimento.
Ele negou, no entanto, que essa questão tenha sido tratada na reunião de hoje. “O governo, por enquanto pensa que tem que passar pelo Congresso.” Nascimento afirmou que os dirigentes de clubes e o Bom Senso Futebol Clube têm poucas divergências sobre o texto em tramitação no Legislativo.
Entre eles está, por exemplo, a punição aplicada aos clubes que atrasarem novamente, após a renegociação, o pagamento das dívidas. “O Bom Senso propõe que a punição dos clubes seja gradativa. Os clubes propõem rebaixamento imediato”, comparou.
Presidente do Coritiba, Vilson Andrade se mostrou satisfeito ao final do encontro. “A presidenta está extremamente comprometida em resolver com urgência essa situação.
“Tem que definir qual é a condição mais favorável, mas acho que pode ser sim por medida provisória”, completou.