Penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro, o Coritiba, apesar dos maus resultados, ainda dá esperanças a sua torcida. Tal esperança é baseada em estatísticas. E no próximo domingo, às 18h30, o desafio da equipe coxa-branca é transformar os números em um bom resultado contra o Grêmio, na Arena do Grêmio.

Segundo o site WhoScored, que analisa em detalhes os dez melhores campeonatos do mundo, o Coxa tem o 10o melhor desempenho do Brasileirão, com média de 6,71. O site leva em conta estatísticas como posse de bola, precisão no passe, cartões amarelos, expulsões e desarmes (confira a reportagem completa sobre o assunto).

Além dos bons números apresentados pela equipe, há outra estatística que pode dar algum alento ao torcedor coxa-branca. É que o Coritiba, “freguês” histórico da equipe gaúcha – são 25 vitórias do Grêmio contra apenas 12 triunfos do time coxa-branca em 49 jogos -, tem levado a melhor contra o rival nos últimos anos. Desde 2011 o Verdão não perde para o Imortal Tricolor, somando quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos. No Brasileirão do ano passado, o time do Alto da Glória goleou em casa (4 a 0) e ainda fez a festa no Rio Grande do Sul (1 a 0).

Mas nem todos os números são positivos. O Grêmio ainda não perdeu no Brasileirão jogando em casa – soma três vitórias e dois empates, com 73,33% de aproveitamento. Apenas o Cruzeiro (86,67%) e o Internacional (83,33%) sabem utilizar o fator campo tão bem quanto os gaúchos até aqui. Além disso, o Verdão tem encontrado muitas dificuldades quando joga longe do Alto da Glória. São apenas dois pontos em seis jogos, com um aproveitamento pífio de 11,11%, o terceiro pior da Série A.

Coxa ofensivo e Grêmio com novidade

Para sair do Rio Grande do Sul com os três pontos, o Coritiba aposta em um time mais ofensivo. Acusado por muitos de ser retranqueiro, o técnico deverá realizar duas mudanças na equipe em relação ao time que foi derrotado por 1 a 0 pelo Botafogo, na última rodada.

Pelos treinamentos realizados durante a semana, a tendência é que o meia-atacante Elber assuma a vaga do volante Gil, que vinha atuando mais adiantado. Outra possibilidade, porém, testada na tarde desta sexta-feira, é que o meia Dudu possa entrar na equipe. Outra novidade é o retorno do volante Baraka ao time titular, assumindo o lugar de Chico. Além disso, os treinamentos apontaram que o experiente Alex deverá jogar mais adiantado, fazendo companhia a Zé Love no ataque coxa-branca.

Já no Grêmio, Riveros e Pedro Geromel, que foram poupados de alguns treinos durante a semana, estão confirmados. A única novidade na equipe fica por conta da estreia do meia-atacante Fernandinho, ex-São Paulo e Atlético-MG, que deve entrar no lugar de Alán Ruiz, lesionado.

Grêmio x Coritiba

Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Saimon; Ramiro e Riveros; Luan, Giuliano e Fernandinho; Barcos. Técnico: Enderson Moreira.
Coritiba: Vanderlei; Norberto, Wellinton, Luccas Claro e Dener; Baraka, Germano, Dudu (Elber) e Robinho; Alex e Zé Love. Técnico: Celso Roth.
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local:
Arena do Grêmio