O Dia dos Pais não tem o mesmo apelo comercial que o Dia das Mães, mas os cuidados na hora da escolha e compra do presente devem ser os mesmos. Por isso, a Proteste Associação de Consumidores orienta como presentear nesse dia. Para o pai conectado, um tablet pode ser uma boa opção. E para ajudar na comparação dos produtos do mercado, a Proteste fez uma avaliação de 23 tablets.

É preciso atenção com o perfil do presenteado, e acertar previamente com a loja para garantir a possibilidade da troca. Na hora comparar as características dos tablets, também deve se levar em consideração o sistema operacional do smartphone que o pai já tem. Se ele já usa Android no celular, dê preferência a este sistema operacional. Se já tem um iPhone, é interessante ter um tablet também da Apple. Dessa forma, os gadgets têm uma maior interação e aproveitam alguns aplicativos.

A Proteste levou ao laboratório 21 tablets, sendo 14 com sistema operacional IOS e sete com sistema Android, para descobrir o melhor modelo em desempenho e qualidade. Entre outros quesitos, foram avaliados conexões, conveniência e qualidade do touchscreen.

Para uma boa compra evite deixar tudo para a última hora, para poder pesquisar e comparar preços. O ideal é ir às lojas sabendo com antecedência o que comprar. Se for o caso, leve a propaganda quando se interessar por alguma oferta para aproveitar as promoções.  

A loja não poderá apresentar um preço maior do que aquele anunciado, mas verifique a informação sobre o total de itens disponíveis, pois se o estoque é reduzido será remota a chance de encontrar o produto. Anúncios de concorrentes também podem servir na hora de negociar preços.

Ante de fechar qualquer negócio, confira o preço do produto à vista e a prazo, as formas de pagamento e os juros aplicados, além do custo efetivo total. A melhor forma de pagamento é sempre à vista. Caso não seja possível, escolha a loja que ofereça menor preço a prazo.


PAGAMENTO

Cuidados
Cuidado com preço “disfarçado” nas prestações, e fique atento às taxas de juros. Procure comparar o total a prazo com o valor à vista. Há ofertas para pagamento em “tantas vezes sem juros” que na realidade embutem a taxa no preço inicial do produto. Se a compra for à vista, pechinche um desconto. Se a loja se recusar, compre em outro local.