Das armações de Foguinho, personagem que marcou a estreia de Lázaro Ramos nas novelas? E das falcatruas da arrogante Leona, vivida por uma platinada Carolina Dieckmann? Ou ainda da ambiciosa alpinista social Ellen (Taís Araújo) e da ostentação da Luxus, loja que vendia de joias exclusivas a carros de corrida? O sucesso de Cobras & Lagartos está volta à tela da Globo a partir de hoje, no Vale a Pena Ver de Novo. Durante esta semana, até 1º de agosto, a novela será exibida logo após as emoções finais de Caras e Bocas, atualmente no ar.

A falta de escrúpulos e o desejo insaciável por consumo e poder são alguns dos obstáculos para que os apaixonados Bel (Mariana Ximenes) e Duda (Daniel de Oliveira) fiquem juntos. Exibida originalmente no horário das sete, em 2006, a novela foi a segunda assinada por João Emanuel Carneiro, o mesmo de Avenida Brasil – a primeira dele foi Da Cor do Pecado, de 2004.

Cobras & Lagartos é a história de um homem, dono de uma loja de luxo, que está doente e, ao descobrir que vai morrer, não sabe para quem deixa sua herança. Ele tem uma sobrinha. Bel, a quem ama muito e outros parentes que são cobras. O conflito aumenta quando ele descobre que o noivo da sobrinha adorada é um pulha. A partir daí, se dá conta de que, antes de morrer, deve dar uma de cupido e achar um outro noivo, alguém com um coração de ouro para a sobrinha, conta João Emanuel.

Omar Pasquim (Francisco Cuoco) é o tal homem poderoso, que passou a vida juntando dinheiro até conseguir montar uma imensa fortuna. Sua loja de departamentos, a Luxus, é sinônimo de poder. Todo este luxo, porém, não impediu que o destino surpreendesse seu ceticismo. O milionário descobre que está muito doente e tem pouco tempo de vida. A notícia causa uma enorme confusão entre seus parentes e possíveis herdeiros. Cercado por cobras e lagartos, como a irmã Milu (Marília Pera) ou a sobrinha Leona (Carolina Dieckmann), ele não quer deixar que seu patrimônio caia em mãos erradas. Confrontado com a morte, agora deseja que a fortuna, que nunca lhe trouxe felicidade, possa realmente fazer diferença na vida de pessoas que sejam puras, dignas, generosas e com nobreza de alma. Mas a pergunta que Omar se faz é: será que ainda existem pessoas assim?


DISFARCE E CONFUSÃO COM NOMES DE RAPAZES
Para tirar a dúvida sobre quem seria digno de herdar sua fortuna, o milionário Omar resolve lançar mão de um expediente inusitado: disfarça-se de faxineiro na Luxus para tentar encontrar um homem digno de casar com Bel, sua sobrinha amada, e ficar com sua fortuna. Com peruca, bigode postiço e óculos, Omar transforma-se em Pereira. E vê seus parentes e aduladores mostram sua verdadeira face diante do pobre faxineiro.

Disfarçãdo, Omar conhece Duda (Daniel de Oliveira), um jovem que surge para defendê-lo do assalto. Do encontro casual, nasce uma amizade verdadeira. Certo de que Duda é o homem certo para Bel, Omar tenta aproximá-lo dela.

Omar não sabe, mas Duda já amava Bel, ao se apaixonar por uma gravura dela. O destino o surpreende quando o coloca cara a cara com Bel na casa de Omar. Porém, ela está ficando noiva de Estevão (Henri Castelli), rapaz que se finge de bom moço, mas só está interessado na promessa da herança.

E ainda há uma confusão de nomes. Duda foi batizado como Daniel Miranda. O mesmo nome de Foguinho (Lázaro Ramos), um simpático vagabundo que leva a vida à base de mentiras. Por causa dos nomes iguais, é Foguinho quem herda o patrimônio de Omar.