RIBEIRÃO PRETO, SP – Sem conseguir abastecer cerca de 60% da cidade há dez dias, a Prefeitura de Brodowski (339 km de São Paulo) pediu socorro aos municípios vizinhos para conseguir caminhões-pipa para abastecer 10 mil pessoas.
No final da tarde desta sexta-feira (25), por exemplo, o prefeito Elves Carreira (PT) pediu dois caminhões-pipa à Prefeitura de Ribeirão Preto.
Com aval da prefeita Dárcy Vera (PSD), Brodowski conta agora com 10 caminhões, que passam, a partir deste sábado (26), levar água nas casas dos munícipes.
Cravinhos (294 km de São Paulo), Jardinópolis (334 km de São Paulo) e Patrocínio Paulista (413 km de São Paulo) também emprestaram caminhões a Brodowski, segundo o prefeito Carreira.
A falta d’água na cidade ocorre por causa de uma bomba de água que queimou no último dia 15. A situação é crítica e, na quarta-feira (23), Carreira decretou calamidade pública na cidade.
A previsão era de que pelo menos à noite os moradores teriam água em casa, o que não ocorreu.
“Temos dois poços e uma bomba está quebrada. Esperamos que em 10 dias esteja resolvido os problemas para devolver os caminhões aos municípios”, disse Carreira.
Dárcy disse que os caminhões não farão falta para Ribeirão. O Daerp, segundo ela, tem mais cinco veículos.