Finalmente o fim de semana! Hora de descansar e, também, de se divertir. E você já sabe o que irá fazer neste sábado e domingo? Pois Curitiba está com ótimas opções para quem curte skate, para quem quer experimentar uma boa comida ou mesmo se divertir vendo um bom filme. Confira abaixo as opções.

Feira de Sabores

A Feira Sabores do Paraná (edição Curitiba) abriu suas portas na quarta-feira. A expectativa é que até domingo 21 mil pessoas participem do evento, que acontece no Expo Renaut Barigui, no Parque Barigui.

O atrativo principal é a venda de produtos da culinária regional como compotas, geleias, queijos, embutidos, sucos, doces, patês, conservas, bolos e bolachas, molhos, além de artesanato e flores produzidos pelos agricultores familiares.

Empresas da Grande Curitiba também aproveitam para seus lançamentos. Um espumante demi sec e três tintos merlot, elaborados pela Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, serão lançados na 15ª Feira Sabores do Paraná. O catálogo da empresa, que inicialmente contemplava o espumante Poty brut e o tinto Angustifolia cabernet sauvignon, foi ampliado com o espumante Poty demi sec, o tinto merlot Gralha Azul (safra 2013), o tinto merlot Angustifolia (safra 2010), e o tinto merlot Angustifolia (safra 2010) meia garrafa.

Festival de Inverno

O Festival de Inverno no Centro Histórico de Curitiba chega a sua segunda edição maior e com mais atrações culturais nos estabelecimentos que compõem a Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba, organizadora do evento. O evento acontece até o dia 3 de agosto, com muita cultura, diversão e boa gastronomia. Além de atrações culturais, os restaurantes criaram um prato especial de inverno.

Outra novidade, é que a partir de agora a cada nova edição uma entidade vai receber o apoio do Festival de Inverno. Este ano, parte dos valores arrecadados com a venda dos pratos principais de inverno será revertida para a reconstrução da Casa do Contador de Histórias, espaço instalado na região do Centro Histórico, que teve sua sede destruída por um incêndio. Urnas estarão em pontos estratégicos para receber também as doações do público.

A estreia de novos pratos nos cardápios marcam a segunda edição do Festival de Inverno no Centro Histórico. Entre os quitutes que entrarão para os cardápios estão o Fatti, prato tradicional da culinária árabe — Carneiro ao Molho de Coalhada e Grão de Bico —, ofertado pelo Oriente Árabe; o Risoto de carne seca com pinhão, do Jeito Mineiro; a Sopa Detox e Iogurte Grego, da Bella Vivenda e o Arroz de Sítio, com abóbora, carne seca e pinhão, da Farnel Gastronomia.

Programação Cultural

A programação cultural ocorre em espaços como a Cinemateca de Curitiba, que exibirá documentários, médias e longas metragens. Também estão programados exposições fotográficas, shows musicais, contação de histórias, oficinas, caminhadas e a bicicletada. A programação completa também pode ser consultada no site do evento. 

Skate Day

Acontece neste domingo (27), em Curitiba, a 6.ª edição do Go Skate Day CWB, evento que celebra a prática do skate.  São aguardados aproximadamente 40 mil adeptos e simpatizantes do esporte. A concentração será às 9 horas na Praça Santos Andrade. Às 13 horas, os participantes saem em direção ao Centro Cívico, onde o evento continua até as 18h30, na Praça Nossa Senhora de Salete. Um carro de som vai liderar o percurso pelas ruas Conselheiro Laurindo, Treze de Maio, Riachuelo, Inácio Lustosa e Cândido de Abreu.

Para permitir a colocação de obstáculo para a prática de manobras, a quadra da Rua Conselheiro Laurindo em frente ao Teatro Guaíra ficará fechada das 9 horas às 13h30.

O Go Skate foi criado nos Estados Unidos, para celebrar a alegria de andar de skate. No Brasil, além desta vertente festiva, o evento possui uma característica de reivindicação, especialmente por mais pistas e locais para a prática da atividade, além do reconhecimento por parte da população como esporte, lazer e meio de transporte, explica o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Júnior.

Ele lembra que, em Curitiba, a Prefeitura tem investido para favorecer a prática do skate em vários pontos da cidade. Recentemente, três pistas de skate foram reformadas: no eixo da Avenida Wenceslau Brás, no Sítio Cercado (Praça José Luiz Franceschi) e no Cajuru (Parque Linear). Na CIC, está em andamento a reforma de uma pista no Parque Mané Garrincha.  Está prevista a construção de mais oito pistas espalhadas pela cidade, cinco delas com obstáculos móveis.

A Prefeitura de Curitiba participa da organização da festa por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, juntamente com a Federação de Skate do Paraná, Associação dos Skatistas da Praça.

Programação:
 
• 9h – Início da concentração na Praça Santos Andrade.
• 13h – Início da Passeata, saída em direção à Praça Nossa Senhora de Salete. O percurso será liderado por um carro de som e passará pelas ruas Conselheiro Laurindo, Treze de Maio, Riachuelo, Inácio Lustosa e Cândido de Abreu.
• 14 horas – Chegada Prevista na Praça Nossa Senhora de Salete.
• 14h20 – Previsão de início da programação de palco
• 14h30 – Shows, competições e atividades na Praça Nossa Senhora de Salete
• 18h30 – encerramento.