SÃO PAULO, SP – Tenha ambição e juízo. Essa é a recomendação de carreira do banqueiro André Esteves, presidente-executivo do banco brasileiro BTG Pactual. ‘Se você tiver pouca ambição e boa execução, pode ser ótimo, mas você pode ter um ótimo pequeno negócio pelo resto da vida‘, diz. Se for o contrário, o profissional pode armar ‘uma grande trapalhada‘.
O empresário fez essas recomendações durante bate-papo nesta terça-feira (22) com internautas no site Na Prática, mantido pela Fundação Estudar, que destina bolsas a estudantes brasileiros para várias universidades do mundo.
Esteves entrou no banco, então chamado Pactual, em 1989, e se tornou sócio da após quatro anos. Ele aparece na lista dos mais ricos do mundo produzida pela revista ‘Forbes‘, na 367ª posição, com fortuna de US$ 4,4 bilhões.
Veja abaixo cinco dicas de carreira do banqueiro.
COMETA NOVOS ERROS
Esteves diz que é importante ‘cometer os próprios erros, mas não repetir os dos outros‘. Para ele, esses percalços fazem parte do processo de aprendizado e é importante tirar lições deles, tentando aprender com problemas já vividos por chefes ou colegas, por exemplo. Mas é bom cometer ‘erros novos‘, e não repetir os antigos, e também saber seguir em frente. ‘A gente beija o defunto, fecha o caixão e vai embora‘, afirmou.
NÃO PLANEJE DEMAIS
Para o empresário, é importante ‘não gastar tempo demais com a estratégia‘. O importante é saber executar bem o plano.
CORRA ALGUM RISCO
Ele afirma também que é importante que os profissionais se preparem para correr risco, e que efetivamente os vivam. ‘Não adianta nada você se preparar e não fazer nada com o conhecimento que construiu‘, disse.
EVITE ATALHOS
Esteves afirma que muitos empresários tentam pegar atalhos nos negócios: fazer uma tacada nos negócios, algo possivelmente antiético, que pode ser contestado depois. Segundo ele, é importante evitar isso. ‘As grandes companhias não chegaram lá por um monte de atalhozinhos‘, afirma. ‘Qualquer cara muito bom vai vencer sem essas facilidades.‘
PROCURE UMA EMPRESA DINÂMICA
O banqueiro recomenda que, especialmente no começo da carreira, os jovens busquem companhias em que possam mudar de área rapidamente e nas quais haja alternativas para o crescimento deles. Isso é importante para o desenvolvimento desses profissionais.