SÃO PAULO, SP – Os EUA evacuaram sua embaixada na Líbia neste sábado (26), devido aos crescentes conflitos entre milícias rivais na capital Trípoli.
Segundo o Departamento de Estado americano, o corpo diplomático foi temporariamente realocado ao longo da fronteira com a Tunísia, e deve retornar quando a cidade for considerada segura.
A manobra evidencia a deterioração da segurança na capital da Líbia após duas semanas de combates entre milícias, que trocaram ataques com mísseis, canhões e artilharia, no sul de Trípoli, perto da embaixada.
A disputa entre a milícia islamita de Misrata (cidade a 200 km de Trípoli) e a de Zintan (a 170 km) pelo controle do aeroporto internacional de Trípoli deixou ao menos 47 mortos e 120 feridos.
A escalada da violência levou a ONU a retirar seus funcionários do país no último dia 14, decisão seguida pela Turquia, que removeu cerca de 700 funcionários.
A Líbia vive um estado de anarquia desde a queda do regime do ditador Muammar Gaddafi, em outubro de 2011.
Desde então, o aeroporto de Trípoli é controlado pela milícia nacionalista de Zintan, próxima do general Khalifa Hafter, antigo aliado de Gaddafi.
Em 2012, um ataque terrorista ao consulado dos EUA em Benghazi, no leste da Líbia, matou o embaixador Christopher Stevens e outros três funcionários americanos.