Na próxima segunda-feira (28), em Curitiba, cerca de 300 profissionais de saúde do Estado se reúnem para discutir os desafios do enfrentamento das hepatites virais no Paraná. A intenção é fortalecer as ações desenvolvidas pelos municípios no sentido de ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce de novos casos.

O evento é direcionado a gestores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que atuam na atenção básica dos municípios. Ele faz parte das atividades do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, dedicado a ampla divulgação das formas de prevenção, transmissão, diagnóstico e tratamento dessas doenças.

A abertura será às 8 horas, com a presença do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, representantes de sociedades médicas, conselhos de classe e demais autoridades da área. Serão apresentados os novos dados sobre a situação das hepatites virais no Estado, incluindo um balanço com o número de casos registrados em cada região.

A programação conta também com palestras sobre as principais estratégias indicadas para o controle das hepatites virais, como a vacinação de grupos de risco contra a hepatite B, a oferta de testes rápidos para a detecção precoce de novos casos e as alternativas de tratamento disponíveis na rede pública.

No período da tarde, os participantes vão se dividir em duas oficinas que abordarão temas relacionados à conduta de diagnóstico, protocolo de tratamento, medidas de prevenção e ações voltadas à educação em saúde.

Veja a programação completa

Encontro sobre Hepatites Virais – Desmistificando as hepatites

Data: segunda-feira (28/07)
Horário: 8 horas
Local: Hotel Bristol Portal do Iguaçu
Rua Velcy Bolívar Grandó, 645, Uberaba – Curitiba/PR