Mais de 30 mil pessoas participam neste domingo (27 da 6ª edição do Go Skate Day em Curitiba. O movimento desceu a Avenida Cândido de Abreu no começo da tarde, tomando a região da Praça Nossa Senhoa de Salete, no Centro Cívico. O trânsito ficou complicado até as 14 horas.

O Go Skate Day CWB celebra a prática do skate. A concentração começou às 9 horas na Praça Santos Andrade. Às 13 horas, os participantes sairam em direção ao Centro Cívico, onde o evento continua até as 18h30, na Praça Nossa Senhora de Salete. 

O Go Skate foi criado nos Estados Unidos, para celebrar a alegria de andar de skate. No Brasil, além desta vertente festiva, o evento possui uma característica de reivindicação, especialmente por mais pistas e locais para a prática da atividade, além do reconhecimento por parte da população como esporte, lazer e meio de transporte, explica o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Júnior.

Ele lembra que, em Curitiba, a Prefeitura tem investido para favorecer a prática do skate em vários pontos da cidade. Recentemente, três pistas de skate foram reformadas: no eixo da Avenida Wenceslau Brás, no Sítio Cercado (Praça José Luiz Franceschi) e no Cajuru (Parque Linear). Na CIC, está em andamento a reforma de uma pista no Parque Mané Garrincha. Está prevista a construção de mais oito pistas espalhadas pela cidade, cinco delas com obstáculos móveis.

A Prefeitura de Curitiba participa da organização da festa por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, juntamente com a Federação de Skate do Paraná, Associação dos Skatistas da Praça.